menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Habitação em Portugal: Preços Disparam em Todo o Território com Disparidades Regionais

O custo para comprar casa em Portugal registou uma subida acentuada de 8,7% em outubro de 2025, face ao ano anterior, num aumento generalizado que se estendeu a todas as regiões e grandes cidades do país.
News ImageNews ImageNews Image

Comprar casa em Portugal tornou-se 8,7% mais caro em outubro de 2025, em comparação com o mesmo mês de 2024, fixando o custo mediano em 2.970 euros por metro quadrado (euros/m2). De acordo com o índice de preços do portal idealista, esta tendência de subida, que se reflete também numa variação trimestral de 1,5%, é atribuída ao desequilíbrio entre a elevada procura e a escassa oferta de habitação no mercado nacional.

O aumento dos preços foi uma realidade em todas as regiões do país.

A Região Autónoma dos Açores liderou as subidas com uma variação anual de 20,8%, seguida de perto pelo Alentejo, com 18,7%. A Região Autónoma da Madeira (15,6%), o Centro (11,0%), a Área Metropolitana de Lisboa (9,6%), o Algarve (9,3%) e o Norte (6,5%) também registaram aumentos significativos. A Área Metropolitana de Lisboa continua a ser a região mais cara para adquirir habitação (4.151 euros/m2), enquanto o Centro se posiciona como uma das mais baratas (1.651 euros/m2).

A nível das capitais de distrito, os preços subiram nas 19 cidades analisadas.

Os maiores aumentos anuais ocorreram em Beja (30,6%), Santarém (27,8%) e Portalegre (24,1%).

Lisboa mantém-se como a cidade mais cara do país, com um custo de 5.886 euros/m2, seguida pelo Funchal (3.907 euros/m2) e pelo Porto (3.844 euros/m2).

Nas ilhas, o destaque vai para o Porto Santo, onde os preços dispararam 29,9%.

Apesar da subida generalizada, persistem grandes disparidades no acesso à habitação.

Enquanto Lisboa, Faro e Funchal apresentam taxas de esforço para a compra de casa superiores a 100% do rendimento familiar, cidades do interior como Vila Real surgem como alternativas mais sustentáveis. Em Vila Real, a taxa de esforço para comprar casa é de 28%, muito abaixo da média nacional de 70%.

Outras cidades como Guarda, Castelo Branco, Bragança e Portalegre também se destacam por oferecerem os preços mais económicos para adquirir habitação.

Artigos

11

Economia

Ver mais
News Image
Black Friday FNAC é a BFF dos clientes e sabe exatamente o que cada um precisa

Este ano, a FNAC é a nova melhor amiga dos consumidores durante a Black Friday. Até dia 1 de dezembro, a marca assume o papel de aliada dos seus clientes, oferecendo escolhas esclarecidas, informadas e com o melhor preço garantido. Sob o mote “A Tua Melhor Amiga na Black Friday”, a FNAC assume o papel de uma verdadeira […] O conteúdo Black Friday FNAC é a BFF dos clientes e sabe exatamente o que cada um precisa aparece primeiro em Portugal Gamers.

Source LogoPortugal Gamers
categoryVer categoria completa