
Prémio Revelação D. Maria II é " grande felicidade", diz Marco Mendonça



O ator, encenador e dramaturgo Marco Mendonça é o vencedor da 6.ª edição do Prémio Revelação Ageas Teatro Nacional D. Maria II (TNDM), anunciado numa cerimónia no Teatro Variedades, em Lisboa. O prémio, no valor de 5.000 euros, é atribuído anualmente a profissionais de teatro até aos 30 anos e foi-lhe entregue antes da estreia da peça 'O Nariz de Cleópatra, pois claro!
', que inaugurou a temporada do TNDM. Mendonça reagiu à distinção considerando-a 'um elogio glorificado' e 'uma notícia avassaladora', vendo-a como um reconhecimento do seu trabalho e do das pessoas que o têm acompanhado. O prémio tem um 'significado especial', pois ocorre exatamente dez anos após ter iniciado um estágio no D. Maria II, um momento que descreveu como 'full circle'.
O artista planeia poupar o dinheiro do prémio devido à precariedade do meio.
Nascido em Moçambique em 1995, Marco Mendonça iniciou o seu percurso profissional em 2014 com a companhia Os Possessos, após licenciar-se na Escola Superior de Teatro e Cinema. O seu estágio no TNDM em 2015, a convite do então diretor artístico Tiago Rodrigues, foi uma 'porta grande de entrada no mercado de trabalho'.
Desde então, colaborou com vários criadores e cocriou peças como 'Parlamento Elefante', projeto vencedor da Bolsa Amélia Rey Colaço em 2019.
As suas criações a solo, 'Blackface' (2023) e 'Reparations Baby!
', abordam temas como o racismo e a reparação histórica, que, segundo o ator, surgem de uma 'necessidade muito forte' de debater assuntos que geram polarização e inviabilizam o diálogo. Rui Catarino, presidente do conselho de administração do TNDM, elogiou Mendonça como 'um exemplo inspirador' que leva a palco 'questões centrais das sociedades democráticas contemporâneas', sublinhando que o prémio contribui para 'a vitalidade, o crescimento e o rejuvenescimento do teatro português'.
Artigos
5




Cultura e Entretenimento
Ver mais
Ator Marco Mendonça diz que "é muito difícil ser ator negro em Portugal"
O ator Marco Mendonça, vencedor da 6.ª edição do Prémio Revelação do Teatro Nacional D. Maria II, hoje anunciado, em Lisboa, considera que "é muito difícil ser ator negro" em Portugal, em declarações à agência Lusa.

"O Durão [Barroso] disse que somos dos mais pobres da Europa Ocidental. E também somos calmos. É porque aqui ninguém embirra"
"É a mansidão do costume, com tudo", voltou a criticar o comentador, nos seus já habituais 'Alerta Manso'. Oiça aqui o Irritações.

"Big Brother Verão": nem vai acreditar em quem esteve nos bastidores da final!
Maria Botelho Moniz contou com uma presença especial nos bastidores da final do "Big Brother Verão", que acontece, esta sexta-feira, dia 12, no Parque dos Poetas, em Oeiras. O noivo da apresentadora, o piloto Pedro Bianchi Prata, deslocou-se ao local, como mostra um vídeo partilhado no perfil de Instagram da anfitriã do reality show da TVI.

Papa Leão XIV: "Só uma cultura da reconciliação pode vencer os medos e a impotência perante o mal"
Pontífice divulgou mensagem pela candidatura do projeto "Gestos de acolhimento" de Lampedusa à lista do Património Cultural Imaterial da UNESCO.