Vencedores da 3.ª Edição do Prémio Sonae Educação



O Agrupamento de Escolas Gil Vicente, o CADIn, a Skoola e a Associação Topsail foram os quatro vencedores da terceira edição do Prémio Sonae Educação, selecionados entre 466 candidaturas. Os projetos, que se destacaram pelo seu impacto na promoção da inclusão, inovação e acesso equitativo à Educação em Portugal, partilham um prémio total de 150 mil euros e beneficiarão de 12 meses de mentoria da Sonae. A cerimónia de entrega decorreu no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa. O projeto ‘Ler sem Barreiras’, do Agrupamento de Escolas Gil Vicente, em Lisboa, tornou-se a primeira iniciativa de uma escola pública a vencer o prémio. Com um financiamento de 16 mil euros, o projeto visa adquirir eReaders com funcionalidades de leitura em voz alta para 60 alunos com dislexia severa e outras perturbações do neurodesenvolvimento, promovendo o acesso inclusivo à literatura. O CADIn – Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil recebeu 50 mil euros pelo seu projeto ‘Educação que Transforma’, um modelo nacional que assegura diagnóstico precoce e intervenção terapêutica para crianças com perturbações do neurodesenvolvimento.
O prémio permitirá acompanhar 200 crianças e jovens e formar 150 professores e técnicos.
Com um valor idêntico, 50 mil euros, foi distinguida a Skoola – Associação Música Skoola Artes e Cultura Urbana, uma academia de música que promove a inclusão de cerca de 200 jovens de contextos vulneráveis através de sessões de expressão musical e produção digital. Finalmente, a Associação Topsail foi premiada com 34 mil euros para o seu projeto ‘TUMO – Centro de Tecnologias Criativas’, um programa extracurricular gratuito que combina tecnologia e criatividade.
O apoio financiará 50 laboratórios avançados para 800 alunos em Lisboa e Coimbra.
Os vencedores foram escolhidos entre 10 finalistas por um júri composto por Eulália Ramos Alexandre (Direção-Geral da Educação), Isabel Leite (EDULOG), Filipe Almeida (Portugal Inovação Social), Ricardo Marvão (Beta-i) e João Günther Amaral (Bright Pixel).
Artigos
7Atualidade
Ver mais

Relógios atrasam uma hora na madrugada de domingo Portugal continental e as regiões autónomas da Madeira e dos Açores vão recuar uma hora na madrugada de domingo, assinalando a entrada no horário de inverno. A alteração ocorre num contexto em que a União Europeia volta a discutir a pertinência da mudança bianual da hora. Na madrugada de 26 de outubro, quando forem 02h00 […] O conteúdo Relógios atrasam uma hora na madrugada de domingo aparece primeiro em Correio de Sintra.

Um voo da TAP Air Portugal (TP 28), proveniente de Salvador, aterrou no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, esta manhã de sexta-feira, dia 24, e, quando tudo parecia normal, os passageiros tiveram muitas dificuldades para abandonar a aeronave, como o 24Horas teve oportunidade de testemunhar. Com o avião já na pista da capital portuguesa, as […] O conteúdo PASSAGEIRO CAUSA CAOS NUM AVIÃO DA TAP aparece primeiro em 24Horas.

Dez distritos do continente sob aviso amarelo no sábado devido à chuva forte












