menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Vencedores da 3.ª Edição do Prémio Sonae Educação

A terceira edição do Prémio Sonae Educação distinguiu quatro projetos inovadores focados na inclusão e equidade, marcando a primeira vez que uma escola pública figura entre os vencedores.
News ImageNews ImageNews Image

O Agrupamento de Escolas Gil Vicente, o CADIn, a Skoola e a Associação Topsail foram os quatro vencedores da terceira edição do Prémio Sonae Educação, selecionados entre 466 candidaturas. Os projetos, que se destacaram pelo seu impacto na promoção da inclusão, inovação e acesso equitativo à Educação em Portugal, partilham um prémio total de 150 mil euros e beneficiarão de 12 meses de mentoria da Sonae. A cerimónia de entrega decorreu no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa. O projeto ‘Ler sem Barreiras’, do Agrupamento de Escolas Gil Vicente, em Lisboa, tornou-se a primeira iniciativa de uma escola pública a vencer o prémio. Com um financiamento de 16 mil euros, o projeto visa adquirir eReaders com funcionalidades de leitura em voz alta para 60 alunos com dislexia severa e outras perturbações do neurodesenvolvimento, promovendo o acesso inclusivo à literatura. O CADIn – Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil recebeu 50 mil euros pelo seu projeto ‘Educação que Transforma’, um modelo nacional que assegura diagnóstico precoce e intervenção terapêutica para crianças com perturbações do neurodesenvolvimento.

O prémio permitirá acompanhar 200 crianças e jovens e formar 150 professores e técnicos.

Com um valor idêntico, 50 mil euros, foi distinguida a Skoola – Associação Música Skoola Artes e Cultura Urbana, uma academia de música que promove a inclusão de cerca de 200 jovens de contextos vulneráveis através de sessões de expressão musical e produção digital. Finalmente, a Associação Topsail foi premiada com 34 mil euros para o seu projeto ‘TUMO – Centro de Tecnologias Criativas’, um programa extracurricular gratuito que combina tecnologia e criatividade.

O apoio financiará 50 laboratórios avançados para 800 alunos em Lisboa e Coimbra.

Os vencedores foram escolhidos entre 10 finalistas por um júri composto por Eulália Ramos Alexandre (Direção-Geral da Educação), Isabel Leite (EDULOG), Filipe Almeida (Portugal Inovação Social), Ricardo Marvão (Beta-i) e João Günther Amaral (Bright Pixel).

Artigos

7

Atualidade

Ver mais
categoryVer categoria completa