
Acusações de Racismo Marcam Campanha Presidencial: Gouveia e Melo Compara Ventura a Hitler



Numa visita à Associação Académica de Coimbra, o candidato presidencial Henrique Gouveia e Melo acusou André Ventura de ter entrado “num corrupio de xenofobismo e de racismo”, afirmando que a democracia, sendo tolerante, não pode permitir a intolerância. Gouveia e Melo estabeleceu um paralelo entre a estratégia de Ventura e o “sistema hitleriano”, que utilizou os judeus como bode expiatório, sugerindo que se tenta agora encontrar um novo bode expiatório em Portugal. Esta crítica surge em resposta a cartazes de campanha de Ventura com mensagens como “Isto não é o Bangladesh” e “Os ciganos têm de cumprir a lei”, que Gouveia e Melo classificou como “racismo puro e duro”. Embora Gouveia e Melo tenha afirmado que também não concorda com uma imigração de “portas escancaradas”, rejeitou a ideia de definir quem pode permanecer em Portugal “pela cor ou pelos trajes”. O candidato acusou ainda Ventura de espalhar desinformação sobre si, nomeadamente falsidades sobre a lei de estrangeiros, e de o atacar com comentários ofensivos, como sugerir que fosse “presidente lá para o Hindustão”. Em resposta, Gouveia e Melo questionou o patriotismo de Ventura, notando que, ao contrário dele, nunca serviu o país como militar ou bombeiro.
Mencionou também a defesa de “três Salazares” por parte de Ventura, questionando se este deseja o regresso aos níveis de pobreza da ditadura.
A polémica em torno dos cartazes teve repercussões alargadas.
A embaixada do Bangladesh em Lisboa emitiu um comunicado a apelar à calma junto da sua comunidade e informou que contactou as “autoridades apropriadas”. O caso foi noticiado no Bangladesh pelo canal Jamuna TV, que reportou a revolta da comunidade emigrante. Em Portugal, a deputada Isabel Moreira sugeriu que os cartazes poderiam constituir um crime de ódio, enquanto o presidente da Câmara da Moita, Carlos Albino, afirmou que as mensagens violam o princípio da não discriminação e considerou que o Ministério Público deveria avaliar a situação.
Artigos
30





























Política
Ver mais
(Vídeo) A deputada vizelense eleita pelo Partido Socialista, Irene Costa, abordou, na terceira ronda da discussão do Orçamento de Estado para 2026 na Assembleia da República a questão da devolução do IVA no âmbito do PRR à Associação para Integração e Reabilitação Social de Crianças e Jovens Deficientes de Vizela-AIREV e ao Centro Social de Santa Eulália. A deputada pormenorizou que a AIREV está a construir uma nova sede com um valor de um milhão e duzentos mil euros vendo se obrigada a recorrer à Banca para cumprir os seus compromissos como salários, manter serviços, etc. e que no mesmo âmbito do PRR o Centro Social de Santa Eulália adquiriu duas carrinhas esperando estas instituições à muito tempo a devolução do IVA se bem que em relação às viaturas 'subsiste ainda outra dúvida' que a deputada quis ver esclarecida. Quanto às carrinhas o Ministro prometeu à deputada vizelense uma resposta para mais tarde, na próxima semana. Sobre o reembolso do IVA à AIREV - Associação para Integração e Reabilitação Social de Crianças e Jovens Deficientes de Vizela deixou uma resposta genérica que indicia que o tempo de espera não será tão curto quanto se deseja considerando que os processos das empresas são mais céleres do que o de qualquer Instituição Particular de Solidariedade Social-IPSS.

A aspereza esconde-lhe a gargalhada nos calos varonis, e brilham os olhos quando se fala nos sonhos de uma vida. Este alentejano conta os 76 anos de idade pelos dedos que batem compassos ternários na mesa da sua casa, onde há discos e livros eternos, e a sensação clandestina de quem esconde segredos de que não […] O conteúdo Zé Det e o fulgor de quem desafiou a ordem estabelecida aparece primeiro em Alentejo Ilustrado.

O Cine-Teatro Mouranense acolheu, na passada quinta-feira, a cerimónia de instalação dos órgãos autárquicos do Município de Mourão, na sequência das eleições realizadas a 12 de outubro. João Fortes, candidato da coligação PPD/PSD.CDS-PP, foi reeleito presidente da Câmara Municipal, iniciando o seu segundo mandato consecutivo. A coligação venceu com 54,03% dos votos, mantendo assim a […] O conteúdo Mourão: “Conseguiram fazer algumas coisas. No próximo, estaremos cá enquanto oposição para fazer força para que mais aconteça” — José Franco (PS) aparece primeiro em Alentrium.

 A Bola
A Bola ECO
ECO Euronews Português
Euronews Português Jornal de Negócios
Jornal de Negócios Maisfutebol
Maisfutebol Now
Now Público
Público Record
Record SIC
SIC SIC Notícias
SIC Notícias TVI Notícias
TVI Notícias Visão
Visão zerozero.pt
zerozero.pt








