menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

A Corrida de Cotrim: Júdice Evoca Soares e Nader para Inspirar 'Virada' Presidencial

José Miguel Júdice, mandatário nacional da candidatura presidencial de João Cotrim de Figueiredo, defendeu que o "jogo está totalmente aberto", apelando ao voto no candidato e utilizando exemplos históricos e desportivos para combater a ideia de um "voto desperdiçado".
News ImageNews ImageNews Image

Na apresentação oficial da candidatura de João Cotrim de Figueiredo, que decorreu no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, o advogado e ex-militante social-democrata José Miguel Júdice instou os eleitores a não se deixarem iludir pelo receio de que o seu voto possa ser desperdiçado. Como mandatário nacional, Júdice sublinhou que Cotrim de Figueiredo é um candidato apoiado "porque sim", em contraste com outros que recebem apoio "porque não", ou seja, por resignação ou como forma de evitar outras opções consideradas perigosas. Para sustentar a sua convicção de que é possível superar as sondagens, Júdice recordou as eleições presidenciais de 1986.

Mencionou que o histórico socialista Mário Soares partiu com apenas 8% nas sondagens em outubro, um valor inferior ao atribuído atualmente a Cotrim de Figueiredo, mas conseguiu passar à segunda volta com 25,43% dos votos após uma "excelente campanha". O advogado salientou que, para alcançar o mesmo feito, o candidato liberal necessitaria de um resultado inferior, em torno dos 20%.

O mandatário recorreu também a uma analogia desportiva, comparando o candidato ao atleta Isaac Nader, campeão mundial nos 1.500 metros.

Júdice descreveu como Nader, "filho de um imigrante", partiu para a reta final em quinto lugar e, contra todas as expectativas, ultrapassou quatro adversários nos últimos 100 metros para vencer. "É na reta final que se ganham ou perdem os combates", afirmou, pedindo aos eleitores que, em momentos de dúvida, se lembrem desta vitória e vejam Cotrim como "o Isaac Nader do campeonato das Presidenciais". A apresentação contou ainda com a participação de Sophie Wilmès, vice-presidente do Parlamento Europeu, que elogiou a experiência de Cotrim de Figueiredo e manifestou preocupação com o crescimento da extrema-direita na Europa, defendendo que os liberais devem opor-se a todos os extremismos. Júdice concluiu o seu discurso enumerando as qualidades que considera essenciais para um Presidente — ser otimista, ambicioso por Portugal e ter uma visão de futuro —, atributos que, na sua opinião, Cotrim de Figueiredo possui "sem rival entre os concorrentes". As eleições presidenciais estão agendadas para 18 de janeiro.

Artigos

6

Política

Ver mais
categoryVer categoria completa
Descarregar a app
Tenha acesso a todas as notícias, fontes e temas seleccionados por si.
Google Play App Store
Phones