Presidente da Águas do Centro Litoral pediu a demissão



Alexandre Tavares, presidente do Conselho de Administração da Águas do Centro Litoral (AdCL), pediu a demissão do cargo na passada quinta-feira.
Numa mensagem eletrónica, Tavares explicou que a decisão visa "preservar o bom nome" da empresa, disponibilizando-se para o "apuramento dos factos" relacionados com a mais recente interdição da Praia da Vieira, no concelho da Marinha Grande.
A AdCL escusou-se a prestar declarações sobre o assunto.
A demissão surge no mesmo dia em que a Praia da Vieira foi novamente interditada a banhos.
Alexandre Tavares afirmou que a empresa "não tem evidências" de que esta interdição esteja relacionada com avarias no sistema de saneamento ou na ETAR do Coimbrão. No entanto, admitiu a ocorrência de um facto "de manobra no autómato" na estação elevatória da Passagem, em Vieira de Leiria, na segunda-feira anterior, que, embora reportado à Agência Portuguesa do Ambiente (APA), não pode ser excluído como tendo uma "contribuição, nem que diminuta," para a contaminação.
A AdCL está a investigar a possível causalidade.
Este incidente ocorre cerca de duas semanas após uma avaria mais grave na estação elevatória de Monte Real, a 12 de agosto, que resultou na descarga de efluentes não tratados para o rio Lis. Na altura, a APA estimou que entre 20 mil e 25 mil metros cúbicos de esgoto bruto foram libertados, classificando o acidente como "grave, com implicações graves".
Essa descarga levou à primeira interdição da Praia da Vieira, onde o rio Lis desagua, e levou o Município de Leiria a desaconselhar atividades como rega, banhos e pesca no rio.
A avaria foi resolvida na madrugada de 14 de agosto. Alexandre Tavares presidia ao conselho de administração da AdCL desde julho de 2019. A empresa, constituída em 2015, é participada pela Águas de Portugal e por 29 municípios dos distritos de Aveiro, Coimbra, Leiria, Porto e Santarém. Detém a concessão da gestão do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Centro Litoral de Portugal até 2045.
Artigos
6


Política
Ver mais
Trump é um "ativo soviético"? Afirmações de Marcelo noticiadas lá fora
As declarações do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que considerou que o seu homólogo norte-americano, Donald Trump, atua enquanto um "ativo soviético", por favorecer a Rússia, chegaram lá fora.

Zero. Aeroporto de Lisboa explora acima dos 38 voos por hora
Durante análise, não houve uma única semana em que, entre as 00h00 e as 06h00, o aeroporto de Lisboa "cumprisse os 91 movimentos máximos estipulados na legislação, com uma média de cerca de 150".

Vigilantes da natureza insistem na revisão das carreiras
Sindicato lembra, em comunicado, que já passaram 26 anos desde a última revisão da carreira dos vigilantes da natureza, salientando que estes profissionais não podem esperar mais.
