
Visita de Aguiar-Branco à Madeira para assinalar 50 anos de autonomia



José Pedro Aguiar-Branco, Presidente da Assembleia da República, encontra-se na Madeira para uma visita oficial de dois dias que visa assinalar os 50 anos da autonomia regional, a celebrar em 2026. À sua chegada, foi recebido pelo Representante da República, Ireneu Cabral Barreto, e pela presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Rubina Real. A agenda da visita é marcada por uma forte componente institucional, começando com uma sessão solene de boas-vindas na Assembleia Legislativa Regional, onde proferirá um discurso sobre a efeméride. Estão também agendados encontros com o Representante da República no Palácio de São Lourenço e com o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, na Quinta da Vigia.
Para além dos compromissos institucionais, o programa de Aguiar-Branco abrange diversos setores da sociedade madeirense.
O Presidente do Parlamento terá encontros com agentes económicos, nomeadamente com a direção do Centro Internacional de Negócios da Madeira, e com estudantes da Universidade da Madeira. A sua agenda inclui ainda visitas a importantes infraestruturas e instituições da região, como a obra do novo Hospital Central e Universitário da Madeira, a Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação (ARDITI), a Casa de Saúde de São João de Deus e o projeto social "Casa Esperança". Esta visita reflete a visão de Aguiar-Branco, que considera as autonomias dos Açores e da Madeira um "ganho para Portugal no seu todo" e um projeto que "não está acabado", devendo ser valorizado.
No exercício das suas funções, tem apelado a uma cultura de tolerância e consenso no debate político e procurado aproximar o parlamento dos cidadãos, através de iniciativas como o "Parlamento próximo".
Artigos
8







Política
Ver mais
Neste episódio da Lei da Paridade, Adriana Cardoso, Leonor Rosas e Maria Castello Branco debatem a aprovação do projeto de lei que proíbe o uso de burqas e niqabs em espaços públicos

O Livre entra oficialmente na corrida presidencial — o deputado Jorge Pinto confirma que será candidato em janeiro, defendendo um projeto de paz, justiça social e transição ecológica.

Após PS ter pedido adiamento de uma primeira discussão, a nova proposta de lei da nacionalidade começa a ser discutida esta quarta-feira em comissão parlamentar e negociação ainda não está fechada.

Morreu Francisco Pinto Balsemão, ex-primeiro-ministro, fundador do PSD, do Expresso e da SIC, aos 88 anos. Começa esta manhã o julgamento ao PSP que matou Odair Moniz.