
Qualificação Histórica de Cabo Verde para o Mundial 2026



A seleção cabo-verdiana de futebol, conhecida como os Tubarões Azuis, garantiu uma qualificação inédita para o Campeonato do Mundo de 2026, que será disputado nos Estados Unidos, Canadá e México. O apuramento histórico foi selado a 13 de outubro de 2025, com uma vitória por 3-0 sobre a seleção de Essuatíni, no Estádio Nacional, na cidade da Praia.
Os golos que confirmaram o feito foram marcados na segunda parte por Dailon Livramento, Willy Semedo e Stopira.
Com este resultado, Cabo Verde terminou a fase de qualificação africana no primeiro lugar do Grupo D, com 23 pontos, superando seleções como os Camarões. Este triunfo torna Cabo Verde no quarto país lusófono a chegar a uma fase final de um Mundial, depois de Brasil, Portugal e Angola, e um dos três estreantes já confirmados para a edição de 2026, juntamente com a Jordânia e o Uzbequistão.
O feito foi celebrado efusivamente por todo o país e pelas comunidades da diáspora.
Após o apito final, milhares de adeptos invadiram o relvado do Estádio Nacional, num cenário de emoção e celebração. O Governo de Cabo Verde concedeu tolerância de ponto para que a população pudesse assistir ao jogo, o que contribuiu para um sentimento de união nacional.
As comemorações estenderam-se pelas ruas de todas as ilhas do arquipélago e em cidades com grandes comunidades cabo-verdianas, como Amadora, em Portugal.
A qualificação mereceu o reconhecimento de várias figuras internacionais.
O presidente da FIFA, Gianni Infantino, descreveu o momento como "histórico" e felicitou o país em português.
Também o Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Pedro Proença, enviaram mensagens de congratulação. A nível interno, o Presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, comparou a conquista a "uma nova independência", destacando a sua importância simbólica no ano em que o país celebra 50 anos como nação independente.
Artigos
30





























Desporto
Ver mais
Corentin Moutet levou a melhor diante de Alex Michelsen para marcar encontro com Daniil Medvedev na final do ATP 250 de Almaty. Continue reading Moutet apura-se para a sua terceira final da carreira e luta pelo título em Almaty com Medvedev at Bola Amarela.

O FC Porto venceu o Celoricense por 4-0 em Barcelos, na terceira eliminatória da Taça de Portugal. Jan Bednarek abriu o marcador aos 9′. Na segunda parte, Samu Aghehowa entrou aos 60′ e tornou-se decisivo: marcou aos 62′, fez o bis aos 71′ e fechou o marcador aos 73′. Com este triunfo, a equipa orientada … Read more...

O Sporting triunfou este sábado no Dragão Arena ao bater o FC Porto por 76-82, em encontro da terceira jornada do campeonato nacional de basquetebol. A equipa leonina entrou forte com um parcial de 0-8 e chegou a gozar de uma vantagem de 11 pontos (1-12). O FC Porto tentou reagir, mas os visitantes mantiveram … Read more...
