menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Qualificação Histórica de Cabo Verde para o Mundial 2026

A seleção de Cabo Verde alcançou um feito inédito na sua história ao qualificar-se pela primeira vez para um Campeonato do Mundo de futebol. A vitória decisiva sobre Essuatíni despoletou uma onda de euforia nacional que uniu o arquipélago e a sua diáspora.
News ImageNews ImageNews Image

A seleção cabo-verdiana de futebol, conhecida como os Tubarões Azuis, garantiu uma qualificação inédita para o Campeonato do Mundo de 2026, que será disputado nos Estados Unidos, Canadá e México. O apuramento histórico foi selado a 13 de outubro de 2025, com uma vitória por 3-0 sobre a seleção de Essuatíni, no Estádio Nacional, na cidade da Praia.

Os golos que confirmaram o feito foram marcados na segunda parte por Dailon Livramento, Willy Semedo e Stopira.

Com este resultado, Cabo Verde terminou a fase de qualificação africana no primeiro lugar do Grupo D, com 23 pontos, superando seleções como os Camarões. Este triunfo torna Cabo Verde no quarto país lusófono a chegar a uma fase final de um Mundial, depois de Brasil, Portugal e Angola, e um dos três estreantes já confirmados para a edição de 2026, juntamente com a Jordânia e o Uzbequistão.

O feito foi celebrado efusivamente por todo o país e pelas comunidades da diáspora.

Após o apito final, milhares de adeptos invadiram o relvado do Estádio Nacional, num cenário de emoção e celebração. O Governo de Cabo Verde concedeu tolerância de ponto para que a população pudesse assistir ao jogo, o que contribuiu para um sentimento de união nacional.

As comemorações estenderam-se pelas ruas de todas as ilhas do arquipélago e em cidades com grandes comunidades cabo-verdianas, como Amadora, em Portugal.

A qualificação mereceu o reconhecimento de várias figuras internacionais.

O presidente da FIFA, Gianni Infantino, descreveu o momento como "histórico" e felicitou o país em português.

Também o Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Pedro Proença, enviaram mensagens de congratulação. A nível interno, o Presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, comparou a conquista a "uma nova independência", destacando a sua importância simbólica no ano em que o país celebra 50 anos como nação independente.

Artigos

30
Ver mais▼

Desporto

Ver mais
categoryVer categoria completa