
Presidente da JSD de Lagoa foi uma das vítimas do acidente em Monchique



Um despiste de um veículo ligeiro na Estrada Nacional 266 (EN266), no concelho de Monchique, distrito de Faro, resultou na morte dos seus cinco ocupantes. O acidente, que ocorreu no domingo, provocou um incêndio na viatura, tendo as vítimas sido encontradas carbonizadas.
As chamas alastraram à mata circundante, mas o incêndio foi prontamente dominado pelas autoridades.
A estrada esteve cortada durante várias horas, mas foi reaberta ao trânsito no final da tarde.
Entre as vítimas mortais encontra-se Gonçalo Oliveira, presidente da Juventude Social-Democrata (JSD) de Lagoa, que tinha completado 21 anos no sábado, um dia antes do acidente. Gonçalo Oliveira era estudante de Direito.
A sua identificação foi avançada pelo presidente do PSD/Algarve e deputado social-democrata, Cristóvão Norte, através de uma publicação na rede social Facebook, embora as autoridades não tenham divulgado oficialmente a identidade das vítimas.
A notícia gerou comoção no meio político.
Cristóvão Norte descreveu o momento como "terrivelmente triste e comovente" e recordou Gonçalo Oliveira como "um jovem muito lúcido, empenhado, com um contagiante empenho cívico e inexcedível generosidade".
Em consequência, o presidente do PSD Algarve decretou luto institucional.
Também o PSD Lagoa manifestou "profunda tristeza e pesar", lembrando o jovem líder pela sua "generosidade, bondade, espírito lutador e boa disposição", afirmando que o seu exemplo de vida seria uma inspiração.
As circunstâncias do despiste estão a ser investigadas pelo Núcleo de Investigação Criminal da Guarda Nacional Republicana (GNR), que foi acionado para o local para apurar as causas do trágico acidente.
Artigos
13












Atualidade
Ver mais
Bombeiro de Machico filmado a agredir a mulher. Tudo o que se sabe
Uma mulher foi brutalmente agredida pelo companheiro, que é bombeiro em Machico. O Comando dos Bombeiros Municipais de Machico já reagiu ao sucedido, bem como o suspeito, que foi identificado pela PSP.

Urgências estão "melhor do que no ano passado", mas "ainda não estão bem"
A ministra da Saúde defendeu que a situação nos serviços de urgência "está melhor do que no ano passado" e deu como exemplo o fim de semana entre 15 e 17 agosto, em que, em 2024, oito serviços de urgência de Obstetrícia estiveram fechados, enquanto este ano foram quatro.

Há 37 anos, o Chiado ardia num incêndio que mudou Lisboa
A cidade de Lisboa assinalou esta segunda-feira, 25 de agosto, o Dia do Bombeiro, com uma cerimónia de homenagem junto à lápide evocativa do incêndio do Chiado, ocorrido há 37 anos, que marcou profundamente a capital, sendo considerado uma das maiores catástrofes urbanas da capital portuguesa no século passado, mudando para sempre a paisagem daquela […] O conteúdo Há 37 anos, o Chiado ardia num incêndio que mudou Lisboa aparece primeiro em oRegiões.

Escolas poderão alargar proibição de smartphones aos alunos do 3º ciclo
O Ministério da Educação recomenda que os estabelecimentos considerem alargar a interdição de telemóveis, visando maior coerência nas regras e promoção da socialização sem tecnologia