Presidente da República apela para que a solidariedade seja um objetivo comum



O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assinalou o Dia Internacional da Solidariedade Humana, celebrado este sábado, com um apelo a todos os cidadãos para que incorporem o princípio da solidariedade nas suas vidas. Numa nota publicada na página oficial da Presidência da República, o chefe de Estado insta os portugueses a fazerem deste valor um "objetivo comum e bússola individual nas diferentes esferas das nossas vidas".
Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou que a solidariedade é um dos valores fundamentais que devem reger as relações internacionais no século XXI.
Segundo o Presidente, perante o contexto da globalização e o desafio crescente da desigualdade, "o reforço da solidariedade internacional é imperativo". Esta data, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), tem como propósito promover a solidariedade enquanto pilar essencial na luta pela erradicação da pobreza.
O Presidente recordou ainda que a erradicação da pobreza constitui o primeiro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda com a qual Portugal está firmemente comprometido.
A mensagem reforça, assim, a importância de uma ação coletiva e individual baseada na entreajuda para enfrentar os desafios globais e construir uma sociedade mais justa e equitativa.












