
Presidente da República promulga novo estatuto das denominações de origem do Douro



O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou o diploma do Governo que estabelece o novo estatuto das denominações de origem protegidas (DOP) e indicações geográficas protegidas (IGP) da Região Demarcada do Douro (RDD). A alteração mais significativa é o fim da obrigatoriedade de deter um stock mínimo de 75 mil litros para poder comercializar vinho do Porto, uma medida que visa facilitar a entrada de novos produtores no mercado. Segundo o ministro da Agricultura, esta exigência funcionava como uma barreira, inviabilizando a atividade de jovens enólogos que pretendessem dedicar-se à comercialização de vinho do Porto.
Com a nova legislação, o requisito de stock mínimo foi reduzido para zero, eliminando assim o que era considerado um grande obstáculo.
Além desta mudança, o novo estatuto introduz outras regras importantes para proteger e valorizar os produtos da região.
Passa a ser obrigatório o engarrafamento na origem para a IGP Duriense e para todos os vinhos e aguardentes com DOP ou IGP da RDD, uma medida que pretende assegurar maior qualidade, genuinidade e reputação.
O diploma reforça também a proteção legal das denominações, proibindo o uso de topónimos da região em vinhos que não possuam o direito a estas classificações.
O estatuto reconhece formalmente a aguardente Douro como IGP e cria a categoria de vinagre de vinho do Porto. Estão ainda previstas a digitalização de processos, a simplificação legislativa através da remissão de matérias para regulamentos de execução e o reconhecimento formal do Conselho Interprofissional como agrupamento de produtores.
Artigos
6





Política
Ver mais
Elevador? Vereador deve ser afastado se houver ligação a opções políticas
O candidato presidencial liberal João Cotrim de Figueiredo considerou hoje que o vereador com o pelouro da Carris deve ser afastado caso se conclua que o acidente com o elevador da Glória resultou das opções políticas da Câmara de Lisboa.

Marcha por direitos de "todos os animais" em Lisboa. As imagens
Cerca de uma centena de pessoas iniciaram hoje uma marcha pelas 16h00 horas junto ao Campo Pequeno, em Lisboa, para reivindicar direitos para "todos os animais".

Elevador da Glória. Cotrim admite afastamento de vereador
Candidato presidencial considera que o vereador com o pelouro da Carris deve ser afastado caso se conclua que o acidente com o elevador da Glória resultou das opções políticas da autarquia.

Moedas não aceitou pedido de demissão do presidente da Carris logo na quarta-feira
"Aqui ninguém foge”, respondeu autarca. O conteúdo Moedas não aceitou pedido de demissão do presidente da Carris logo na quarta-feira aparece primeiro em Jornal i.