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Transição na SATA: Nova Liderança para Conduzir a Privatização

O presidente do conselho de administração da SATA, Rui Coutinho, apresentou a demissão, sendo substituído pelo diretor financeiro Tiago Santos numa fase crucial de reestruturação e privatização da Azores Airlines.
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O Governo Regional dos Açores anunciou a demissão do presidente do conselho de administração da SATA Holding, Rui Coutinho, que alegou “razões profissionais” para a sua saída. A demissão terá efeitos a partir de 1 de janeiro de 2026.

Para o seu lugar, o executivo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM) nomeou o atual diretor financeiro do grupo, Tiago Santos, com o objetivo de “assegurar a necessária continuidade e estabilidade” na empresa. A escolha de Tiago Santos, que integrou a administração em julho de 2024, é justificada pelo seu profundo conhecimento dos mecanismos financeiros, operacionais e estratégicos do grupo. Segundo o governo, a sua nomeação visa garantir a continuação do Plano de Reestruturação, que inclui a alienação da Azores Airlines e do Handling (assistência em terra). Esta mudança na liderança ocorre menos de dois anos após Rui Coutinho ter assumido o cargo, em junho de 2024, sucedendo a Teresa Gonçalves, que se demitiu em abril do mesmo ano, tendo esta substituído Luis Rodrigues em abril de 2023. Tiago Santos é economista e tem um vasto currículo, tendo sido administrador e diretor financeiro em empresas como o Metropolitano de Lisboa, Carris, Transtejo e Soflusa, além de ter sido assessor do ministro da Saúde, Paulo Macedo, e do secretário de Estado do Tesouro e Finanças.

A sua nomeação acontece num momento decisivo para a SATA, com o processo de privatização da Azores Airlines em curso.

A Azores Airlines é a companhia do grupo responsável pelas ligações entre os Açores e o exterior.

Atualmente, está a ser analisada uma proposta do consórcio Atlantic Connect Group, apresentada a 24 de novembro, para a compra de 85% do capital social da companhia por 17 milhões de euros. O Governo dos Açores já solicitou à Comissão Europeia a prorrogação do prazo para a privatização até 31 de dezembro de 2026. Este processo de venda de uma participação de controlo é uma das medidas impostas pela Comissão Europeia em junho de 2022, quando aprovou uma ajuda estatal de 453,25 milhões de euros para a reestruturação da SATA.

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