
Alerta do ACP sobre a falta de fiscalização e segurança nos TVDE



Durante o “Dia da Mobilidade”, organizado pela Bolt no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, o presidente do Automóvel Club de Portugal (ACP), Carlos Barbosa, criticou a “falta de fiscalização efetiva” no setor do transporte em veículos descaracterizados a partir de plataformas eletrónicas (TVDE). Segundo Barbosa, os níveis de segurança atingiram “mínimos históricos”, com muitos condutores a não possuírem competências de condução adequadas e a não falarem português. Foram ainda mencionados relatos de motoristas a dormirem nas bagageiras dos veículos, o que evidencia falhas de supervisão e coloca os passageiros em risco.
Para o ACP, a formação atual dos motoristas “constitui muitas vezes apenas um ato administrativo”, não garantindo a sua preparação.
Com mais de 39 mil veículos TVDE registados em Portugal em agosto, segundo dados do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), a dimensão do problema é preocupante.
Face a esta situação, Carlos Barbosa já solicitou audiências ao ministro das Infraestruturas e aos grupos parlamentares para apresentar propostas concretas que visam reforçar a regulação do setor.
Entre as medidas defendidas pelo ACP, destaca-se a implementação de um exame prático de condução obrigatório, que complementaria a prova teórica de código já existente.
A associação propõe também que a formação seja presencial, inclua a proficiência em língua portuguesa como requisito e que a revalidação dos títulos profissionais tenha uma componente prática.
Carlos Barbosa lembrou que a Lei TVDE (45/2018) se encontra num impasse há quatro anos, apesar de uma recomendação da Assembleia da República de março de 2025. O ACP apela a um reforço da fiscalização por parte do IMT e das forças de segurança e defende a entrada em vigor da plataforma de partilha de dados do IMT, que permitiria verificar em tempo real a legalidade dos motoristas e veículos. A necessidade de medidas adicionais é reconhecida até pelas próprias plataformas e associações do setor para garantir a segurança e a confiança dos utilizadores.
Artigos
7






Atualidade
Ver mais
Acidente fatal com Tesla. Cidadão tentou ajudar e portas não abriram
Os puxadores eletrónicos dos carros da Tesla continuam a dar que falar. Chegam notícias de um acidente fatal na Alemanha em que não foi possível abrir as portas para resgatar as vítimas.

Jovens institucionalizados julgados por agressões a monitores em Beja
Quatro jovens terão protagonizado agressões, insultos e vandalismo numa instituição em Castro Verde, Beja, entre entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024. Atualmente têm entre 18 e 19 anos.

Homem detido por violência doméstica em prisão preventiva no Porto
A Divisão de Investigação Criminal deteve, no dia 18 de setembro, pelas 09h30, um homem de 43 anos, suspeito do crime de violência doméstica, em... O conteúdo Homem detido por violência doméstica em prisão preventiva no Porto aparece primeiro em .

Idoso perde a vida num acidente com uma grua que provocou incêndio
Um homem, de 77 anos, morreu na segunda-feira, 22 de setembro, após um incêndio no camião grua com que trabalhava,...