menulogo
Notícias Agora
light modedark mode
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Adversários Políticos em Diálogo: Trump e o Novo Autarca de Nova Iorque Reúnem-se para Discutir a Crise na Cidade

O recém-eleito presidente da câmara de Nova Iorque, Zohran Mamdani, irá reunir-se com o presidente dos EUA, Donald Trump, na Casa Branca. Este encontro, que junta dois opositores políticos, tem como objetivo debater a crise do custo de vida que afeta a maior cidade norte-americana.
News ImageNews ImageNews Image

O novo presidente da câmara de Nova Iorque, Zohran Mamdani, confirmou que se encontrará com o presidente norte-americano, Donald Trump, na Sala Oval da Casa Branca, na sexta-feira, 21 de novembro.

O encontro foi solicitado pelo próprio Mamdani, que toma posse em janeiro, e aceite por Trump.

O objetivo principal é "discutir a crise de acessibilidade na cidade e defender as prioridades dos nova-iorquinos", incluindo o aumento da habitação acessível, o acesso gratuito a autocarros e creches e a criação de supermercados com preços reduzidos.

A reunião ocorre num contexto de forte oposição política. Mamdani, proveniente da ala esquerda do Partido Democrata, foi um crítico feroz de Trump durante a sua campanha, acusando-o de privilegiar os mais ricos e usando-o como exemplo de "neofascismo".

Por sua vez, Donald Trump referiu-se a Mamdani como "comunista" e ameaçou congelar financiamentos federais para Nova Iorque.

Ao anunciar a reunião na rede social Truth Social, o presidente referiu-se ao autarca como "Zohran 'Kwame' Mamdani", numa alusão ao seu segundo nome, que homenageia a figura da independência do Gana, Kwame Nkrumah.

Apesar das tensões passadas, o tom parece ter-se moderado.

Mamdani sublinhou que a sua relação é institucional, entre a cidade de Nova Iorque e a Casa Branca, e não pessoal, afirmando que os interesses da cidade "vão para além de qualquer pessoa em particular". Garantiu que está disposto a colaborar em programas que beneficiem os nova-iorquinos, mas que também será "o primeiro a denunciá-lo" caso as iniciativas sejam prejudiciais. Recentemente, Trump manifestou o desejo de que "tudo corra bem em Nova Iorque".

Zohran Mamdani foi eleito a 4 de novembro com mais de 50% dos votos, derrotando adversários como o ex-governador Andrew Cuomo, numa eleição que registou a maior participação na cidade desde 1969.

Artigos

11
Explorar A Seguir Resumos Fontes Ouvir
Descarregar a app
Tenha acesso a todas as notícias, fontes e temas seleccionados por si.
Google Play App Store
Phones