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Financiamento do Primeiro Avião Civil-Militar Português

O Governo português anunciou um financiamento público superior a 100 milhões de euros para o desenvolvimento do primeiro avião de conceção nacional, um projeto versátil destinado a aplicações tanto civis como militares.
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O ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, anunciou no parlamento que o Estado português irá financiar a conceção, construção e certificação do primeiro avião projetado em Portugal.

Durante uma audição na Comissão de Economia e Coesão Territorial, o ministro especificou que o financiamento público será "um pouco mais de 100 milhões" de euros, inserido num projeto cujo investimento total ascende a 220 milhões de euros. A aeronave, designada LUS-222, é um bimotor de asa alta com porta de carga traseira, projetada para ser multifuncional. Terá capacidade para transportar 19 passageiros ou, em alternativa, até duas toneladas de carga, podendo ser utilizada na aviação comercial regional, bem como em missões militares e operações de busca e salvamento.

As especificações técnicas apontam para uma autonomia de voo que pode chegar aos 2.100 quilómetros e uma velocidade máxima de 370 quilómetros por hora. O projeto LUS-222 resulta de uma colaboração entre o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA), a Força Aérea Portuguesa e a empresa Geosat. O investimento total inclui a construção de uma fábrica em Ponte de Sor, que terá capacidade para produzir 12 aeronaves por ano, operando num único turno, ou 20 aeronaves anuais em dois turnos. A iniciativa foi apresentada em abril na feira LAAD Defense & Security, no Rio de Janeiro, Brasil, e a previsão é que o primeiro voo do LUS-222 ocorra em 2028.

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