
Apoios do Governo aos afetados pelos incêndios na Região Norte



O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou que, das 774 candidaturas de apoio recebidas na região Norte devido aos incêndios de agosto, 371 já foram avaliadas e 143 foram pagas no espaço de duas semanas.
Este apoio destina-se a cobrir prejuízos até 10 mil euros para as pessoas afetadas.
A declaração foi feita durante uma cerimónia simbólica na Câmara Municipal de Sernancelhe, no distrito de Viseu, onde foram entregues os apoios aos agricultores locais. Sernancelhe é, segundo a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Norte, o município com mais prejuízos declarados e o maior número de candidaturas.
Até à data, foram aprovadas 56 candidaturas no concelho, totalizando 343 mil euros já pagos por transferência bancária.
O presidente da Câmara de Sernancelhe, Carlos Santos, detalhou a dimensão da catástrofe no seu município, onde os incêndios ocorridos entre 13 e 18 de agosto consumiram 17.214 hectares, o que corresponde a 75% da área total do concelho, afetando 17 freguesias. O autarca alertou para o impacto severo no setor da castanha, um dos pilares da economia local, com a perda de quase 350 hectares de soutos. Esta quebra na produção da castanha dos Soutos da Lapa, partilhada com os municípios de Penedono e Trancoso, afetará cerca de uma centena de produtores nas próximas duas décadas. Perante este cenário, Carlos Santos solicitou ao primeiro-ministro apoio para um projeto-piloto de reflorestação do baldio de Sernancelhe, focado em espécies resistentes ao fogo, na replantação da variedade de castanha local Martaínha e na criação de uma paisagem mais resiliente.
Luís Montenegro, acompanhado pelo ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, e pelo ministro da Economia e Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, garantiu que o apelo não seria ignorado e que os ministérios responsáveis dariam resposta às necessidades apresentadas.
Artigos
9








Atualidade
Ver mais
PSP renova instalações no aeroporto de Lisboa e inicia desratização
A PSP indicou hoje que decorre um processo de substituição e renovação de vários artigos e equipamentos nas instalações policiais no aeroporto de Lisboa, avançando que a ANA - Aeroportos de Portugal já iniciou ações de desratização.

20 minutos: as buscas na TAP à indemnização de Alexandra Reis e o ataque a adeptos do FCP em Alvalade
A TAP está a ser alvo de buscas por causa da indemnização de 500 mil euros a Alexandra Reis. As autoridades suspeitam de vários crimes, incluindo administração danosa, e procuram documentos na sede da empresa e num escritório de advogados. O caso levou à demissão do então ministro Pedro Nuno Santos. Foram detidos mais três elementos da claque do Sporting Juve Leo pelo ataque a adeptos do Porto. O carro em que seguiam foi incendiado depois de um jogo de hóquei em patins, em Alvalade. O processo já tem seis arguidos indiciados por tentiva de homicidio.

Droga e telemóveis escondidos de forma ousada: Mulher travada na cadeia de Coimbra
Uma mulher foi intercetada no sábado à tarde, 19 de setembro, por guardas prisionais do Estabelecimento Prisional de Coimbra, quando...

Ratos, falta de limpeza de condições: PSP está a renovar instalações no aeroporto de Lisboa
Processo de substituição e renovação de vários artigos e equipamentos nas instalações policiais no aeroporto de Lisboa já teve início