
Proposta de Orçamento Francês para 2026



O executivo francês, liderado pelo primeiro-ministro Lecornu, incluiu no seu projeto de Orçamento para 2026 dois novos mecanismos fiscais destinados às grandes fortunas, com os quais espera arrecadar cerca de 2,5 mil milhões de euros. O primeiro é um imposto sobre o património financeiro integrado em 'holdings' familiares, que deverá render mil milhões de euros. O segundo é um imposto excecional, com uma taxa de 3% ou 4%, para rendimentos anuais superiores a 250 mil euros, garantindo que estes contribuintes tenham uma tributação global mínima de 20%. Adicionalmente, o governo irá prolongar a "contribuição excecional" aplicada a cerca de 450 grandes empresas com volumes de negócios superiores a mil milhões de euros. Estas medidas, designadas como um "esforço de justiça fiscal", foram em grande parte uma condição imposta pelo Partido Socialista (PS) para não avançar com uma moção de censura e viabilizar o debate parlamentar. A esquerda francesa, incluindo o PS, defende uma proposta mais ambiciosa, o "imposto Zucman", que poderia arrecadar 20 mil milhões de euros anuais. Outra concessão fundamental ao PS foi a suspensão da reforma das pensões de 2023, o que impede que os socialistas votem a favor das moções de censura da extrema-direita e da esquerda radical.
Esta suspensão terá um custo orçamental estimado em 400 milhões de euros em 2026 e 1,8 mil milhões em 2027.
Com este orçamento, o governo pretende reduzir o défice público para 4,7% do PIB em 2026, embora a dívida pública deva continuar a subir, atingindo 117,9% do PIB nesse ano.
O plano assenta numa previsão de crescimento económico de 1% em 2026.
Artigos
5




Economia
Ver mais
Seja porque o mercado europeu parece cada vez mais restritivo, e, também por isso, menos apetecível e rentável, seja porque as taxas alfandegárias, e outras medidas análogas da atual administração norte-americana, começam a fazer mossa, seja por uma intrínseca vontade ou necessidade de crescer no segundo maior mercado automóvel do mundo, a verdade é que […] O conteúdo O maior investimento de sempre: 11,2 milhões de euros da Stellantis para crescer nos EUA aparece primeiro em AutoGear.

Portugal pode ser um hub logístico inteligente da Europa. Esta foi a ambição deixada pela secretária de Estado da Mobilidade, Cristina Pinto Dias, na abertura do 27.º Congresso de Logística, esta terça-feira, 14 de outubro. O governo – acrescentou – está a trabalhar em políticas públicas que garantam que o país vai liderar as tendências […] O conteúdo APLOG/Congresso: Governo quer transformar Portugal num hub logístico inteligente da Europa aparece primeiro em Supply Chain Magazine.

Várias marcas internacionais de luxo, como a Gucci, a Chloé e a Loewe, foram multadas pela Comissão Europeia por práticas laborais abusivas. As acusações incluem pressão sobre retalhistas independentes para não reduzirem os preços e para que não ultrapassassem certas percentagens de descontos. Ao todo, a coima fixa-se nos 157 milhões de euros após uma […] O conteúdo Marcas de luxo multadas em milhões de euros por práticas abusivas aparece primeiro em NiT.

Neste episódio respondo a duas perguntas diferentes: como comprar um carro com a estratégia financeira mais inteligente (a ouvinte quer saber se compra a pronto ou a crédito, investindo para amortizar mais tarde) e outro ouvinte tem 3 filhos e quer fazer um ETF para cada um (deve fazer o mesmo para todos, ou diferentes)? Ouça as respostas e veja se concorda com as sugestões.