menulogo
Notícias Agora
user
Close

Montenegro visita China e Japão com passagem por Macau

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, realiza na próxima semana uma visita oficial à China, Macau e Japão com o objetivo de reforçar as relações políticas e económicas. Esta deslocação, a primeira de um chefe de governo português à China em nove anos, inclui encontros ao mais alto nível e uma forte componente empresarial.
News ImageNews ImageNews Image

A visita oficial do primeiro-ministro, Luís Montenegro, decorrerá entre os dias 8 e 13 de setembro, com o propósito de fortalecer os laços políticos, económicos e culturais de Portugal com o Oriente.

A comitiva governamental integra o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, o ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, e a presidente da AICEP, Madalena Oliveira e Silva.

Entre os objetivos traçados pelo Governo estão o aumento do investimento japonês em Portugal e a valorização da língua e cultura portuguesas em Macau.

A agenda na China, que marca a primeira visita de um primeiro-ministro português ao país em nove anos, inicia-se em Pequim. O programa inclui encontros com o presidente da Assembleia Popular Nacional, Zhao Leji, e uma reunião de trabalho com o primeiro-ministro chinês, Li Qiang, onde se prevê a assinatura de instrumentos jurídicos. O ponto alto da visita será o encontro com o Presidente da República Popular da China, Xi Jinping, um gesto de grande significado político.

Após a passagem por Pequim, a comitiva desloca-se à Região Administrativa Especial de Macau (RAEM).

A agenda prevê um encontro com o chefe do executivo local, Sam Hou Fai, uma visita à Escola Portuguesa de Macau e uma receção à comunidade portuguesa, reforçando os laços históricos e culturais. No Japão, a visita terá uma forte componente económica.

Em Tóquio, Luís Montenegro reunir-se-á com o seu homólogo, Shigeru Ishiba, e com representantes de multinacionais japonesas na Federação Empresarial Japonesa (Keidanren).

Está também agendada a assinatura de um memorando de entendimento entre a AICEP e a sua congénere japonesa, a JETRO.

A visita termina na Expo Osaka, onde Portugal participa com um pavilhão subordinado ao tema “Oceano: Diálogo Azul”, envolvendo mais de 150 empresas e entidades nacionais.

Artigos

14

Política

Ver mais
categoryVer categoria completa