menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Criminalidade em Portugal: Idosos são o Alvo Principal de um Fenómeno em Crescimento

As estatísticas recentes revelam um panorama preocupante da criminalidade em Portugal, com um aumento significativo dos crimes contra a população idosa e a persistência de outras atividades ilícitas, como a violência doméstica e o tráfico de droga.
News ImageNews ImageNews Image

Os crimes contra pessoas com 65 ou mais anos aumentaram 26,4% nos últimos quatro anos, passando de 33.469 ocorrências em 2020 para 42.313 em 2024, segundo dados da Direção-Geral da Política de Justiça (DGPJ). Embora o número de crimes tenha registado uma ligeira descida de 2023 para 2024, a tendência geral é de crescimento.

Os idosos são afetados principalmente por crimes contra o património (67,5% dos casos), seguidos por crimes contra as pessoas (28,6%). Em 2024, os crimes mais comuns foram a ofensa à integridade física voluntária simples (3.071 vítimas), o furto em residência com arrombamento (2.645), a burla informática (2.409) e a violência doméstica contra cônjuge (2.434).

Geograficamente, a proporção de crimes contra idosos é mais elevada nos distritos do interior norte e centro do país, com Bragança (25,18%), Vila Real (22,99%) e Guarda (22,72%) a liderar a lista.

Em contraste, os grandes centros urbanos como Lisboa (11,47%) e Porto (13,36%) apresentam as menores proporções, embora registem o maior número absoluto de casos.

As Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira também apresentam valores comparativamente baixos.

O panorama da criminalidade nacional é complementado por outras ocorrências.

A Guarda Nacional Republicana (GNR), numa operação semanal entre 17 e 23 de outubro, efetuou 493 detenções em flagrante delito, destacando-se 193 por condução sob o efeito do álcool e 123 por condução sem habilitação legal. Foram ainda realizadas 35 detenções por tráfico de estupefacientes e três por violência doméstica. Noutra ação, a "Operação Backbone" em Aveiro, a GNR deteve 10 pessoas por crimes de furto e tráfico de droga. A gravidade da violência doméstica foi ilustrada por um caso em Setúbal, onde uma mulher denunciou sete anos de abusos por parte do ex-companheiro após ter sido violada, o que levou à detenção do suspeito pela Polícia Judiciária.

Artigos

15

Atualidade

Ver mais
categoryVer categoria completa