Da Corrupção Policial à Fuga por Crimes Sexuais: A Justiça Prevalece



Um militar da GNR de 45 anos, a prestar serviço no Destacamento Territorial de Mirandela, foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeitas de apropriação de dinheiro de coimas. O suspeito está fortemente indiciado pelos crimes de falsificação de documento, falsidade informática e peculato. De acordo com a investigação, o militar não registava formalmente ou falsificava os autos de contraordenação para se apropriar dos valores pagos pelos infratores, lesando o erário público. Para garantir o pagamento em numerário, alegava que o terminal de multibanco não funcionava. Presente ao Tribunal Judicial de Vila Flor, foi-lhe decretada a medida de coação de prisão preventiva, que cumprirá no estabelecimento prisional militar de Tomar. Num outro caso, a GNR deteve no Alentejo um homem de 51 anos, natural de Vila Verde, que se encontrava foragido à justiça desde dezembro de 2020. O indivíduo tem a cumprir uma pena de oito anos e meio de prisão efetiva por abuso sexual da própria filha, então com 14 anos, e por violência doméstica, crimes praticados em 2015.
Para iludir as autoridades, o homem, de nome Belarmino, utilizava uma identidade falsa, apresentando-se como Joaquim.
A sua atual companheira desconhecia a sua verdadeira identidade e o seu passado.
No momento da detenção, foram-lhe apreendidos vários documentos falsos, o que resultou na abertura de um novo processo-crime por falsificação.
O detido foi encaminhado para o estabelecimento prisional de Évora.
Além-fronteiras, a Polícia Nacional espanhola deteve em Pontevedra, na Galiza, um cidadão norte-americano que era alvo de um mandado de detenção internacional. O homem, cuja identidade não foi revelada, é acusado de três crimes de distribuição e um de posse de pornografia infantil, arriscando uma pena de prisão de 140 anos nos Estados Unidos. As autoridades espanholas localizaram-no após receberem a informação de que estaria escondido em Espanha e, após um período de vigilância, procederam à sua detenção.
Artigos
10Atualidade
Ver mais
Há cerca de uma semana e meia, três jovens tinham sido dados como desaparecidos na Alemanha, tendo sido localizados pela GNR, na passada segunda-feira, em Pombal (Leiria) e em Castelo Branco. De acordo com a Guarda Nacional Republicana, a descoberta deu-se quando militares do posto de Pombal intercetaram um veículo com matrículas falsas durante uma […] O conteúdo Jovem desaparecida na Alemanha localizada em Castelo Branco aparece primeiro em Beira Baixa TV.

Unidade de saúde no concelho de Ferreira do Zêzere sofreu obras de requalificação para melhorar condições das respostas.

O juiz Ivo Rosa continua sem acesso ao processo em que foi alvo de investigação, apesar de uma autorização da Procuradora-Geral da República. O caso, revelado em primeira mão pela TVI/CNN Portugal, levou o magistrado a pedir a consulta do processo, inicialmente recusada pelo Ministério Público. Mesmo após o recurso que lhe deu razão, Ivo Rosa ainda não conseguiu consultar o processo e diz não compreender o motivo da nova recusa.

A CGTP e a UGT avançaram para uma greve geral a 11 de dezembro que promete parar o país. O anúncio foi feito esta tarde em Lisboa, no fim de uma marcha de milhares de pessoas contra as alterações à lei laboral.










