Governo Assegura Futuro da TAP: Privatização Parcial com Manutenção de Marca e Empregos



O Governo português assegurou que a TAP manterá a sua marca, os postos de trabalho em Portugal e o seu papel como plataforma central de distribuição de voos após a privatização parcial de até 49,9% do capital da companhia aérea. A garantia foi dada pelo ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, durante uma audição na Assembleia da República no âmbito da apreciação da proposta de Orçamento do Estado para 2026.
O governante sublinhou que o executivo pretende um processo "totalmente transparente e à prova de bala". Para assegurar a fiscalização de todas as etapas, será constituída uma Comissão Especial de Acompanhamento, composta por "personalidades de reputação inatacável", e o processo será também seguido por um grupo de trabalho do parlamento.
O objetivo é alcançar uma "TAP robusta que sirva Portugal e os portugueses", atraindo novo investimento que reforce a frota e a área de manutenção e engenharia no país.
Segundo o ministro, o prestígio da companhia ficou demonstrado pelo interesse manifestado pelos "três principais grupos europeus de aviação" nesta privatização.
Durante a sua intervenção, Miguel Pinto Luz abordou ainda outras pastas, reafirmando a habitação como uma "prioridade absoluta" do Governo.
Mencionou também o desenvolvimento do novo Aeroporto Luís de Camões, em Alcochete, que se pretende que avance "sem custos para os contribuintes", bem como a aposta na ferrovia e na expansão da tecnologia 5G a todo o território nacional.
Artigos
13Economia
Ver mais
O júri liderado pelo economista Augusto Mateus aceitou o pedido do consórcio Newtour/MS Aviation para adiar até 24 de Novembro o prazo para apresentar uma proposta de compra da Azores Airlines. A notícia foi avançada pela agência Lusa, citada na imprensa portuguesa (para ler no “Observador” clique aqui), que cita uma fonte ligada ao processo. […] O conteúdo Júri aceita adiar prazo para apresentação de proposta pela Azores Airlines aparece primeiro em Presstur.

De acordo com o mais recente boletim do Sistema de Informação de Mercados Agrícolas (SIMA), referente à semana de 3 a 9 de novembro de 2025, as cotações médias dos borregos registaram aumentos significativos nas principais áreas de mercado do Alentejo. Em Beja, o preço do borrego entre 13 e 21 quilos subiu 0,40 euros […]

O rendimento das famílias na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) continuou a crescer no segundo trimestre, subindo 0,4% em relação aos primeiros três meses do ano, mostram dados divulgados pela instituição.

Apesar de registar uma ligeira redução de 1,1% em 2024, a região de Lisboa e Vale do Tejo continua a ser a que apresenta o maior volume absoluto de despesa







