
Averiguação ao Inquérito do Juiz Ivo Rosa



O Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) abriu um processo de averiguação ao inquérito que envolveu o juiz desembargador Ivo Rosa.
A decisão contou com o voto favorável do Procurador-Geral da República, mas não foi unânime dentro do conselho, gerando reações diversas no seio da magistratura. A deliberação do CSMP foi criticada pelo presidente do sindicato dos procuradores, que considera que o órgão “extravasou as suas competências”. O caso também motivou uma chamada de atenção por parte do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que defendeu a necessidade de uma reflexão por parte dos órgãos superiores da justiça sobre processos que possam levantar dúvidas na opinião pública. Paralelamente, outra polémica centra-se na identidade do juiz que autorizou as medidas de vigilância contra Ivo Rosa durante três anos, incluindo a quebra de segredo bancário e fiscal. O Tribunal da Relação de Lisboa recusou-se a divulgar o nome do magistrado, classificando a informação como confidencial. O presidente do tribunal sustenta que o nome “não tem foro de publicidade”. Esta decisão de manter o nome em segredo foi contestada por vários advogados consultados, que garantem não existir justificação legal para tal confidencialidade.
A estação de televisão TVI também tentou, sem sucesso, obter a identidade do juiz junto da Relação de Lisboa.
Artigos
6





Política
Ver mais
As carreiras actuais já não seguem trajectórias lineares, são antes um percurso em constante evolução. E o ponto de partida é a clareza de objectivos: compreender o que se pretende alcançar e quais as motivações que sustentam essa escolha. Leia o artigo de Mariana Branquinho da Fonseca, senior Client partner, country chair Portugal e responsável da estratégia Engaging All da PWN Lisbon.

Estudo vai definir o futuro das PPP na gestão hospitalar em Portugal

De acordo com a proposta do OE2026, a despesa do Ministério da Agricultura e Mar vai subir mais de 25% para 1.687,4 milhões de euros.

Centros de saúde de Almada vão ser incluídos no novo modelo de parcerias público-privadas, juntando-se aos hospitais locais sob gestão privada. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Governo avança com PPP que incluirá centros de saúde em Almada