Prata Histórica: Seleção Feminina de Futsal Vice-Campeã do Mundo Inspira Portugal



A seleção portuguesa de futsal feminino foi celebrada numa cerimónia na Cidade do Futebol após alcançar o título de vice-campeã na primeira edição do Campeonato do Mundo, que decorreu nas Filipinas.
A equipa perdeu na final contra o Brasil por 3-0, num percurso que, ainda assim, foi considerado um marco para o desporto nacional.
A homenagem contou com a presença de diversas figuras institucionais que enalteceram o desempenho das atletas.
Pedro Proença, presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), destacou o “profundo orgulho” que a equipa “transportou para todo o povo português”, agradecendo às jogadoras e equipa técnica.
O dirigente salientou ainda o papel de Jorge Braz, coordenador do futsal na FPF, como “o grande pensador do futsal em Portugal”. Da mesma forma, a ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, descreveu o feito como “histórico” e uma “página de ouro do desporto nacional”, sublinhando que as atletas inspiraram milhares de raparigas em todo o país.
O selecionador nacional, Luís Conceição, incentivou as jogadoras a desfrutarem do momento, afirmando: “Vocês ficaram na história”. As atletas também partilharam as suas emoções.
Ana Catarina, eleita a melhor guarda-redes do torneio, manifestou o “sentimento de orgulho”, apesar da desilusão da final, e expressou o desejo de que o futsal se torne uma modalidade olímpica.
Lídia Moreira, distinguida com a Bola de Bronze, espera que este sucesso “abra mais portas para que haja cada vez mais meninas” a praticar futsal.
Jorge Braz reforçou a confiança no futuro, garantindo que “virá mesmo uma taça” de campeão mundial. O foco no futuro da modalidade foi também evidenciado pela convocatória da seleção feminina de sub-17 para um estágio de preparação, orientado pelo treinador André Teixeira, mostrando que o desenvolvimento do futsal feminino continua a ser uma prioridade.



















