Professor de Leiria Julgado por 25 Crimes de Abuso Sexual de Crianças



Um professor de 65 anos, a lecionar numa escola da cidade de Leiria, vai ser julgado pela alegada prática de 25 crimes de abuso sexual de crianças. As ofensas terão sido cometidas contra três vítimas menores, fora do ambiente escolar, aproveitando-se de relações de vizinhança e amizade. O julgamento, a cargo de um tribunal coletivo, está agendado para começar a 22 de janeiro de 2026. De acordo com o despacho de pronúncia, uma das vítimas era uma vizinha do arguido, com 10 anos na altura dos factos, em agosto de 2024.
O suspeito terá convidado a criança para ir a sua casa brincar com os cães, com o consentimento da mãe, momento em que terá ocorrido o abuso. As outras duas vítimas, atualmente com 20 e 22 anos, eram amigas da filha do professor e frequentavam a sua casa.
Os abusos a estas duas menores terão ocorrido em múltiplas ocasiões, entre outubro de 2010 e março de 2015, quando tinham entre 7 e 10 anos. O arguido praticava os atos mesmo na presença de outras pessoas, mas de forma dissimulada. O juiz de instrução criminal, embora o arguido negue os factos, considerou que este agiu de forma consciente da idade das vítimas e com o "propósito concretizado de compelir (...) à prática dos atos sexuais" para satisfazer os seus "instintos libidinosos".
O despacho refere que as crianças sentiam "desconforto e incómodo", mas não compreendiam a natureza dos atos devido à sua idade.
Os crimes foram classificados como "frotteurismo" (contacto de natureza sexual ao roçar-se na vítima), em vez de "ato sexual de relevo", como constava na acusação inicial.
Artigos
6Atualidade
Ver mais
Com a aproximação do final do ano, o subsídio de Natal volta a ser tema de destaque entre trabalhadores e empresas. Este apoio financeiro é um direito garantido a todos os trabalhadores por conta de outrem, funcionários públicos e pensionistas, funcionando como um 14.o mês de salário.O pagamento deve ser efetuado até 15 de dezembro, […] O conteúdo Subsídio de Natal explicado: quem tem direito, quando é pago e como se calcula aparece primeiro em Noticias em Direto.

É já durante o mês de novembro que as freguesias de Argoncilhe, Canedo, Vale, Vila Maior e Paços de Brandão, no concelho de Santa Maria da Feira, em Aveiro, irão receber os técnicos que estão a realizar um estudo pioneiro para avaliar a prevalência da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) em Portugal, uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Pneumologia. O projeto, que contará com uma amostra de cerca de 9000 participantes, pretende determinar o impacto da DPOC no nosso país, avaliar a gravidade da doença e identificar quantas pessoas apresentam fatores de risco para o seu desenvolvimento, com a particularidade […] O conteúdo Santa Maria da Feira é o primeiro concelho de Aveiro a participar no estudo nacional de prevalência da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica aparece primeiro em Notícias do Centro.

É professor na Escola Superior Agrária do Politécnico de Portalegre desde 2009, arquitecto paisagista e engenheiro agrónomo. Dirige, desde 2021, o Instituto Politécnico de Portalegre.

Inspetores da Polícia Judiciária realizaram buscas nesta segunda-feira na Câmara Municipal da Nazaré, em diversos organismos do Estado, numa sociedade anónima de capitais públicos, em três sociedades comerciais e num empreendimento turístico, devido a suspeitas de “crimes de participação económica em negócio, falsificação, corrupção e branqueamento de capitais” nos procedimentos relacionados com um contrato de concessão, durante quarenta anos, da utilização privativa de uma área do domínio público marítimo na zona do porto de abrigo da Nazaré, no âmbito da reabilitação e conservação para fins turísticos de nove moradias que ali foram construídas.









