menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Investimentos Regionais 2030: Norte Foca-se na Inovação e Lezíria do Tejo na Prevenção

Duas regiões de Portugal delineiam os seus futuros com avultados investimentos até 2030, canalizando fundos para áreas estratégicas como a ciência e a inovação no Norte e a prevenção de incêndios rurais na Lezíria do Tejo.
News ImageNews ImageNews Image

O Programa Regional Norte 2030 vai impulsionar a ciência e a inovação na região com um investimento superior a 94 milhões de euros, destinados a apoiar 47 projetos promovidos por universidades e institutos politécnicos. Deste montante, mais de 57 milhões de euros provêm do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

O objetivo é aproximar o conhecimento científico das necessidades concretas das empresas e dos cidadãos, promovendo o desenvolvimento económico e social.

Segundo António Cunha, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), este investimento representa um "salto qualitativo" para consolidar a região como um polo de inovação de referência na Europa.

As iniciativas apoiadas pelo Norte 2030 abrangem áreas estratégicas que refletem a aposta na transição verde e digital, incluindo saúde, agricultura sustentável, energias limpas, materiais avançados, tecnologia fotónica, cibersegurança e transição digital.

Para dinamizar estes esforços, foi assinado um protocolo para a criação da Rede Temática Regional "Valorização do Ensino Superior e do Conhecimento no Norte", que envolve a CCDR-N e diversas instituições de ensino superior da região, como as universidades do Porto, Minho, Trás-os-Montes e Alto Douro, e vários institutos politécnicos. Paralelamente, na região da Lezíria do Tejo, a Comissão Sub-regional de Gestão Integrada de Fogos Rurais aprovou um programa de ação para prevenir grandes incêndios rurais. Este plano, que se encontra em consulta pública, prevê um investimento significativo que varia entre 315 e 330 milhões de euros até ao ano de 2030. A verba será aplicada nos 11 municípios que compõem a região, com o propósito de reduzir de forma expressiva o risco de ocorrência de incêndios graves.

Artigos

8

Ciência e Tecnologia

Ver mais
categoryVer categoria completa