menulogo
Notícias Agora
user
Sexta-feira, Agosto 8

Proibida observação de golfinhos na entrada do Estuário do Sado em agosto

Pelo terceiro ano consecutivo, a observação de golfinhos na entrada do Estuário do Sado será interdita durante o mês de agosto. A medida, anunciada pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, visa proteger a população residente de roazes da perturbação causada pela atividade humana.

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) anunciou a interdição da observação de golfinhos na entrada do Estuário do Sado durante o mês de agosto, uma medida que será implementada pelo terceiro ano consecutivo. O principal objetivo é “mitigar os impactos negativos da atividade humana” sobre a comunidade local de golfinhos roazes.

A proibição abrange a permanência de embarcações, tanto marítimo-turísticas como recreativas, na zona da entrada do estuário. Adicionalmente, durante todo o mês de agosto, fica também interdita a observação de cetáceos em toda a área do Estuário do Sado e na zona marinha adjacente entre as 13:00 e as 15:00. O ICNF esclarece, no entanto, que a atividade de observação de cetáceos continuará a ser permitida fora dos locais e dos períodos de tempo especificados.

Esta decisão fundamenta-se nas conclusões de um estudo de 2022 que reavaliou a Capacidade de Carga de Observação de Cetáceos no Estuário do Sado. A medida excecional visa reduzir a perturbação causada pelo elevado número de embarcações e garantir que os animais se possam movimentar livremente na entrada do estuário, contribuindo assim para a proteção da população residente de roazes (Tursiops truncatus), que, segundo os dados, conta atualmente com 25 indivíduos.

De acordo com a informação de um operador turístico, existem cerca de 30 embarcações de diversas empresas devidamente licenciadas para a observação de golfinhos no estuário do Sado. Contudo, foi também assinalada a existência de outras embarcações a operar sem a devida licença.

Artigos

5
Close