
Investimentos em Eficiência Energética e Sustentabilidade em Portugal



O setor da saúde em Portugal e Espanha está a mobilizar-se para se tornar mais sustentável através do projeto transfronteiriço “Green Hospitals”.
Com um orçamento de 2,5 milhões de euros, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), a iniciativa visa reduzir a pegada ambiental de um setor responsável por cerca de 5% a 6% das emissões de gases poluentes.
Segundo Xavier Barreto, presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), o objetivo é transformar as práticas hospitalares sem comprometer a qualidade dos cuidados prestados. O consórcio do projeto inclui entidades portuguesas como a APAH e as Unidades Locais de Saúde (ULS) de Trás-os-Montes e Alto Douro (ULSTMAD), Coimbra e Algarve, além de parceiros espanhóis. As medidas implementadas focam-se na eficiência energética, com a instalação de painéis solares e centrais de cogeração, melhoria do isolamento e substituição de janelas. Adicionalmente, o projeto aborda a poupança de água e a gestão de resíduos, como a substituição de batas descartáveis por fardas laváveis. A ULSTMAD, por exemplo, recebeu cerca de 300 mil euros para instalar uma unidade de arrefecimento e uma rede de monitorização.
Paralelamente, no setor imobiliário, surge uma oportunidade para os compradores nacionais investirem em eficiência energética.
A diminuição de compradores estrangeiros, que representaram apenas 4,9% das transações no segundo trimestre de 2025, está a tornar algumas habitações mais acessíveis, especialmente fora dos grandes centros urbanos.
Este cenário é visto como um momento estratégico para adquirir casa e investir em melhorias sustentáveis.
De acordo com José Trovão, do ComparaJá, a aquisição de imóveis com potencial de reabilitação energética, apoiada por incentivos estatais para painéis solares ou isolamento térmico, pode gerar poupanças significativas nas despesas mensais de eletricidade e gás. A combinação de preços mais competitivos com os apoios disponíveis permite que as famílias portuguesas transformem a compra de casa numa decisão financeiramente inteligente e amiga do ambiente, reduzindo custos a longo prazo e valorizando o imóvel.
Artigos
5




Economia
Ver mais
Empresários querem regime especial para microempresas e isenção no OE2026
As confederações empresariais defenderam hoje a criação de um regime especial para microempresas e a isenção de tributação nas primeiras 200 horas de trabalho extraordinário no âmbito do Orçamento do Estado para 2026 (OE2026).

Ocupações ilegais? Proprietários alertam para risco de "justiça privada"
O presidente da Associação Lisbonense de Proprietários (ALP), Luís Menezes Leitão, defendeu hoje a necessidade de uma resposta rápida e eficaz do Estado às ocupações ilegais de imóveis, alertando para o risco de surgirem "formas ilegais de justiça privada".

Se está a pensar comprar casa, este webinar (gratuito) pode ser útil
O ComparaJá vai realizar amanhã, dia 24 de Setembro, às 15h00, o webinar gratuito “Estou pronto para comprar casa. E agora?”, destinado a todos os que estão preparados para dar o passo da compra de casa, mas ainda têm dúvidas sobre como avançar.

MediaMarkt vai ser DARTY e está pronta para dar tudo
Com mais de 70 anos de história, a DARTY chega a Portugal e promete "Dar tudo, para dar-te o melhor", focando-se na confiança e proximidade do consumidor.