menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Do Alentejo à Covilhã: Novos projetos impulsionam a criação artística no interior de Portugal

Dois novos projetos culturais, "Sementeira" no Alentejo e "Teias Tramas" na Covilhã, prometem dinamizar a criação artística no interior do país através de bolsas, residências e apoio logístico, ambos com o suporte da Direção-Geral das Artes.
News ImageNews ImageNews Image

A criação artística no interior de Portugal recebe um novo fôlego com o lançamento de dois projetos distintos, um no Alentejo e outro na Covilhã. No Alentejo, a iniciativa “Sementeira – Bolsa de Novas Criações para o Alentejo” visa apoiar artistas locais com uma bolsa de 10 mil euros, cinco residências artísticas e uma digressão por vários municípios da região. Promovido pela Antípoda – Associação Cultural, sediada em Évora, em parceria com entidades como O Espaço do Tempo e o Centro de Artes e Espetáculo de Portalegre, o projeto destina-se a criadores naturais ou residentes no Alentejo que apresentem propostas inéditas nas áreas de teatro, dança, música, performance ou cruzamentos disciplinares. As candidaturas para a bolsa, que será atribuída em 2026, decorrem entre a próxima segunda-feira e o dia 3 de janeiro de 2026.

Além do valor monetário, o apoio inclui alojamento, alimentação e apoio logístico durante as residências e a circulação do espetáculo.

A iniciativa é financiada pela Direção-Geral das Artes, pela Câmara de Évora, pela Fundação Eugénio de Almeida e pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, contando ainda com o apoio das câmaras de Viana do Alentejo, Mértola e Portalegre. Na região das Beiras, o projeto “Teias Tramas”, da associação cultural New Hand Lab (NHL) da Covilhã, foi distinguido com o terceiro lugar a nível nacional no Programa de Apoio a Projetos da Direção-Geral das Artes, um feito considerado "histórico" para o interior do país.

Este projeto, que decorrerá entre 2026 e o início de 2027, foca-se na intersecção entre arte, design e património industrial, com especial ênfase na cultura têxtil.

O programa inclui a realização de oito residências artísticas para criadores nacionais e internacionais, que irão experimentar com lã e resíduos industriais, além de três grandes eventos públicos e cinco ciclos de atividades paralelas, como oficinas e conversas científicas. O projeto conta com uma rede de mais de 20 parceiros e o apoio da DGArtes e do Município da Covilhã, reforçando o papel da cidade como um polo de inovação e criação artística.

Artigos

7

Cultura e Entretenimento

Ver mais
News Image
T-shirt solidária da ACB reverte a favor do Centro de Santo Amaro em Casal Comba

T-shirt solidária, vendida a 10 euros, vai reverter totalmente a favor do Centro Santo Amaro, de Casal Comba, da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Anadia. As t-shirts, uma centena, estão a venda no estabelecimento comercial Distrito M, na cidade da Mealhada, e nas sedes das escolas de samba […] O conteúdo T-shirt solidária da ACB reverte a favor do Centro de Santo Amaro em Casal Comba aparece primeiro em Bairrada Informação.

Source LogoBairrada Informação
categoryVer categoria completa