
Projeto “Redes na Escola” diminuiu insucesso escolar em Leiria



O projeto “Redes na Escola: Dá o Salto”, dinamizado pela associação InPulsar no concelho de Leiria, concluiu o seu primeiro ano de implementação com resultados que superaram as metas estabelecidas.
A iniciativa acompanhou 89 alunos, com idades entre os 10 e os 18 anos, sinalizados pelas escolas públicas por estarem em risco de insucesso escolar. Destes, 80 transitaram de ano, o que se traduziu numa taxa de sucesso escolar de 89,9%. O sucesso do projeto, que abrangeu alunos do 5.º ao 10.º ano de escolaridade, deve-se a uma intervenção personalizada e contínua.
Segundo Lisete Cordeiro, diretora-geral da InPulsar, a abordagem incluiu apoio psicológico e social individualizado, visitas domiciliárias e uma forte articulação com as escolas e as famílias.
A iniciativa destinou-se a jovens que, para além do número elevado de notas negativas, demonstravam falta de confiança na sua capacidade de reverter a trajetória de insucesso. Para além do apoio escolar, o “Redes na Escola” promoveu atividades desportivas, culturais e socioeducativas durante os períodos de férias.
Para o segundo ano, a organização planeia aprofundar estas atividades e integrar novas metodologias, como o uso da arte como ferramenta pedagógica.
O projeto é uma Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES) financiada pelo Portugal Inovação Social, tendo a Câmara Municipal de Leiria como Investidor Social e a Global Diáspora como entidade parceira.
Em paralelo, o início do ano letivo 2025/2026 é também marcado pelo arranque da operação nacional “Escola Segura” da Polícia de Segurança Pública (PSP). A operação, que se prolongará até ao final do ano letivo, visa reforçar a visibilidade policial e a segurança nas imediações dos estabelecimentos de ensino em todo o país.
No ano letivo anterior (2024/2025), a PSP registou 3.887 ocorrências em ambiente escolar, sendo as mais comuns as ofensas à integridade física, injúrias/ameaças e furtos.
Artigos
5




Atualidade
Ver mais
'Jackpot' volta a ser acumulado. Em Portugal, só há quintos prémios
O sorteio desta terça-feira do Euromilhões voltou a não ter ninguém a acertar por completo na chave vencedora. Quanto ao segundo prémio, houve dois vencedores, embora fora de Portugal. Por cá, houve apenas quintos prémios.

Urgência geral de Loures retoma normal funcionamento após falha técnica
A urgência geral do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, está hoje a retomar gradualmente o normal funcionamento, após a falha informática ocorrida na segunda-feira, mas mantém-se o adiamento das cirurgias e consultas programadas.

Propinas sobem? Associação de estudantes promete "dar resposta nas ruas"
A Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa (UNL) contestou hoje o aumento das propinas anunciado pelo Governo e prometeu "dar resposta nas ruas".

Urgência do Hospital de Loures retoma funcionamento após falha informática
Os doentes no serviço de urgências já deixaram de ser desviados para outros hospitais. Mantém-se, apesar de tudo, o adiamento das cirurgias e consultas programadas.