menulogo
Notícias Agora
user
Sexta-feira, Agosto 8

Publicada a edição nº 340 da Folha Informativa do INIAV – Dois Portos

Desde a reformulação de projetos agroflorestais em Portugal a ambiciosas campanhas de reflorestação em África, a gestão sustentável dos recursos naturais e a inovação agrícola marcam a atualidade.
News ImageNews ImageNews Image

Um projeto agroflorestal em Alcácer do Sal, no valor de 67 milhões de euros, foi reformulado e encontra-se em consulta pública até 10 de setembro. Promovido pela empresa Expoente Frugal Lda, o plano inicial previa a cultura de pera-abacate, mas após uma Declaração de Impacte Ambiental (DIA) desfavorável em agosto de 2024, foi alterado para a produção de tangerina. A área de plantação foi reduzida de 722 para 360 hectares e o número de captações de água subterrânea diminuiu de 34 para 16. A produção destina-se ao mercado interno e à indústria transformadora, prevendo-se a criação de 50 postos de trabalho permanentes e 150 temporários.

O projeto, inserido numa área total de 2.405 hectares, dedica apenas 15% à atividade agrícola, sendo os restantes 85% destinados à conservação ambiental. Esta componente inclui a rearborização de 1.650 hectares, a valorização de 366 hectares de zonas de conservação e o restauro do Açude da Murta. O projeto localiza-se integralmente em Zonas Especiais de Conservação (Comporta/Galé e Estuário do Sado) e outras áreas protegidas, tendo sido identificadas 12 espécies de flora raras que serão alvo de medidas de mitigação. A rega será feita pelo sistema gota a gota, com um consumo de água estimado em 2,28 hectómetros cúbicos anuais, valor que, segundo os promotores, corresponde a 65% da recarga do aquífero.

Noutras geografias, as iniciativas ambientais também ganham destaque.

A Etiópia lançou uma campanha nacional para plantar 700 milhões de árvores num só dia, como parte de um programa que visa plantar 50 mil milhões de árvores até 2026. Apesar da adesão popular, a iniciativa foi criticada por um ecologista, Kitessa Hundera, que questionou a viabilidade logística do objetivo diário e apontou a falta de conhecimento técnico na seleção de locais e espécies.

Em Portugal, a gestão de recursos e a inovação agrícola são também visíveis a nível local. Em Torres Vedras, o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) destacou o encerramento do projeto-piloto Healthy Soils @Torres Vedras, que resultou num Acordo de Gestão Territorial para a Saúde do Solo. No mesmo concelho, os Serviços Municipalizados anunciaram uma interrupção no fornecimento de água para 1 de agosto, devido a trabalhos de reabilitação da rede de abastecimento.

Artigos

6
Close