DMGT adquire Telegraph e prepara-se para criar gigante mediático no Reino Unido



A Daily Mail & General Trust (DMGT), empresa proprietária do jornal Daily Mail, anunciou no sábado ter assinado um acordo com o grupo Redbird IMI para a aquisição do Telegraph Media Group.
O negócio está avaliado em 500 milhões de libras esterlinas, o equivalente a cerca de 569 milhões de euros, conforme comunicado pela editora. Se concluída, esta aquisição poderá resultar na formação de um dos maiores conglomerados de comunicação social de direita no Reino Unido. O conglomerado, propriedade de Jonathan Rothermere, revelou planos para realizar um investimento substancial no Telegraph.
O principal objetivo é acelerar a expansão internacional do jornal, transformando-o numa marca global, à semelhança do que aconteceu com o Daily Mail.
O presidente da DMGT declarou que sempre admirou o Telegraph, descrevendo-o como "o jornal de grande formato maior e de maior qualidade do Reino Unido", e sublinhou a "profunda paixão" da sua família por jornais.
A Redbird IMI, que atualmente controla o Telegraph, é uma 'joint venture' entre os Emirados Árabes Unidos e a empresa norte-americana de 'private equity' RedBird Capital Partners.
Ambas as partes indicaram que estão em negociações exclusivas para "finalizar os termos da transação" e esperam que o processo se concretize rapidamente.
Um porta-voz da RedBird IMI destacou a celeridade com que o acordo foi alcançado.
Apesar do otimismo, estima-se que o negócio seja submetido a uma investigação pelo regulador da concorrência britânico.
No entanto, a DMGT manifestou "confiança de que qualquer processo regulatório possa ser concluído de forma rápida e positiva".
Jonathan Rothermere reforçou a importância histórica do Telegraph, afirmando que este "desempenhou um papel fundamental na formação do debate nacional britânico durante muitas décadas".











