menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Proteção Civil emite alerta nacional face a previsões de mau tempo com risco de cheias e inundações

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil emitiu um alerta à população para o agravamento das condições meteorológicas nos próximos dias, com base em previsões que apontam para chuva forte, vento intenso e trovoadas, com risco elevado de inundações e cheias em várias regiões do país.
News ImageNews ImageNews Image

Com base nas previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a ANEPC adverte para um cenário de "precipitação por vezes forte", que poderá ser acompanhada de trovoada. Prevê-se também um aumento da intensidade do vento, com especial incidência no litoral e nas terras altas, e a possibilidade de "fenómenos extremos de vento", sobretudo na região Sul.

Em consequência, os distritos de Setúbal, Évora, Beja e Faro estarão sob aviso laranja.

O distrito de Santarém é também uma das zonas que poderá ser afetada.

Face a esta situação, a Proteção Civil alerta para múltiplos perigos.

Entre os efeitos expectáveis contam-se inundações em zonas urbanas, devido à obstrução de sistemas de escoamento ou galgamentos costeiros, e cheias, pelo transbordo de rios e ribeiras. Existe ainda o risco de instabilidade de vertentes, com possíveis deslizamentos de terras e derrocadas, um fenómeno que pode ser agravado em solos afetados por incêndios rurais recentes. O vento forte poderá provocar a queda de árvores e o desprendimento de estruturas móveis, como andaimes e placards, enquanto o piso rodoviário poderá tornar-se escorregadio pela formação de lençóis de água. A ANEPC apela à adoção de medidas preventivas por parte da população. As recomendações incluem a desobstrução dos sistemas de escoamento de águas pluviais e a fixação adequada de estruturas soltas.

Aos condutores, é pedida uma condução defensiva, com velocidade reduzida e que evitem atravessar zonas inundadas.

É também fortemente desaconselhada a circulação e permanência junto da orla costeira e de zonas ribeirinhas, bem como a prática de atividades no mar, como pesca desportiva ou passeios à beira-mar.

As autoridades recomendam o acompanhamento da evolução das condições meteorológicas através dos canais oficiais.

Artigos

27
Ver mais▼

Atualidade

Ver mais
categoryVer categoria completa
Audio NewsNotícias em áudio
ExploreExplorar FollowingA seguir BriefingsBriefings
AudioAudio
Descarregar a app
Tenha acesso a todas as notícias, fontes e temas seleccionados por si.
Google Play App Store
Phones