
Proteção Civil alerta para medidas preventivas nas áreas ardidas devido à chuva



A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu um alerta à população devido à previsão de chuva, por vezes forte, a partir do final da tarde de sábado, com base nas previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). A precipitação mais intensa é esperada no litoral e nas terras altas das regiões Norte e Centro, com os distritos de Braga e Viana do Castelo sob aviso amarelo.
A ANEPC adverte que estas primeiras chuvas aumentam significativamente os riscos em áreas rurais ardidas, onde a remoção do coberto vegetal potencia inundações, cheias, deslizamentos de terras e derrocadas.
Outros perigos incluem a contaminação de fontes de água potável por detritos e acidentes rodoviários causados por objetos arrastados ou estruturas soltas devido ao vento forte.
Como medidas preventivas, as autoridades recomendam a desobstrução dos sistemas de escoamento, a adoção de uma condução defensiva, evitar atravessar zonas inundadas e manter-se informado através dos canais oficiais.
Paralelamente, a Guarda Nacional Republicana (GNR) reforçou as suas ações de prevenção e combate aos incêndios rurais devido ao agravamento do risco.
A GNR está a intensificar o patrulhamento em áreas de risco e apela à responsabilidade cívica para evitar comportamentos perigosos, como fazer lume ou usar maquinaria sem dispositivos de segurança. No balanço da sua atividade até 31 de agosto de 2025, a GNR registou 7.037 incêndios florestais e efetuou 45 detenções em flagrante. Foram ainda levantados 2.249 autos de contraordenação, a maioria por falta de gestão de combustível. Segundo os dados, 2025 é o terceiro pior ano de sempre em termos de área ardida até ao final de agosto.
Artigos
20



















Atualidade
Ver mais
Detidos 4 suspeitos de tráfico de droga com 510 quilos de cocaína
A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção de quatro suspeitos de tráfico de droga e a apreensão de 510 quilogramas de cocaína no âmbito da operação "Sagres-Lusitânia" realizada "no último mês".

Encerramento de urgência e morte de bebés? "Não há relação"
O diretor executivo do SNS, Álvaro Almeida, assegurou hoje não haver qualquer relação entre o encerramento de urgências obstétricas e o "desfecho fatídico" de duas grávidas que perderam os bebés.

Ex-recluso de Alcoentre invade prisão para distribuir telemóeis
Um homem foi detido, na noite de terça-feira, por ter entrado e introduzido telemóveis de forma ilegal no Estabelecimento Prisional de Alcoentre, confirmaram hoje fontes da GNR e da Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP).

Governo dos Açores cria serviço de mensagens para prevenir suicídios
O Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) anunciou hoje que vai lançar em outubro uma medida para prevenção do suicídio na região, relacionada com um sistema de mensagens de texto, que permitirá a sinalização de doentes em risco.