
Proteção Civil alerta para medidas preventivas nas áreas ardidas devido à chuva



A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu, na sexta-feira, um alerta à população para a adoção de medidas preventivas face à previsão de chuva, por vezes forte, que se espera a partir do final da tarde de sábado.
Este aviso surge na sequência dos grandes incêndios que ocorreram em agosto, com oito distritos a ficarem sob aviso amarelo, e destaca a vulnerabilidade das áreas rurais que foram ardidas.
As previsões meteorológicas apontam para precipitação intensa, especialmente no litoral Norte e Centro, com a possibilidade de ser ainda mais forte nas terras altas destas mesmas regiões.
A Proteção Civil já emitiu alertas específicos para as zonas que foram mais afetadas pelos incêndios florestais, sublinhando que as primeiras chuvas são propícias a vários riscos.
O principal foco de preocupação reside nos efeitos que estas chuvas podem ter sobre os solos.
A ANEPC alerta para o risco de inundações em zonas urbanas, cheias, deslizamentos de terras e derrocadas. Estes fenómenos são potenciados pela infiltração de água em terrenos cuja cobertura vegetal foi removida pelos incêndios rurais.
A ausência de vegetação torna os solos mais instáveis e suscetíveis à erosão, aumentando significativamente o perigo de movimentos de massa. Face a este cenário, as autoridades recomendam especial atenção e a implementação de medidas de autoproteção por parte dos cidadãos, sobretudo daqueles que residem ou se encontram nas áreas mais expostas e vulneráveis, de modo a mitigar os potenciais impactos da precipitação prevista para o fim de semana.
Artigos
5




Atualidade
Ver mais
Suspeita de atear fogo em Águeda detida. "Desequilíbrio psiquiátrico"
A Polícia Judiciária (PJ) deteve uma mulher de 50 anos por ser suspeita de crime de incêndio florestal, que ocorreu na passada segunda-feira. O fogo foi combatido por populares e bombeiros.

Parlamento unânime no pesar pelo "trágico acidente" em Lisboa
A Assembleia da República manifestou hoje o seu pesar pelo "trágico acidente" com o elevador da Glória, agradeceu "a abnegação e o espírito de serviço" das equipas de socorro e manifestou solidariedade à cidade de Lisboa.

Dois jovens de 16 e 17 anos detidos com armas de "grandes dimensões"
A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve dois jovens de 16 e 17 anos por estarem na posse de duas armas brancas de "grandes dimensões" - duas facas, que foram apreendidas.

Ministra sueca desmaia em conferência. O que é a hipoglicemia?
A ministra da Saúde da Suécia desmaiou durante uma conferência de imprensa. Mais tarde, veio a dizer que se tratou de uma quebra dos níveis de açúcar, mais conhecido como hipoglicemia. Sabe do que se trata?