menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Mau Tempo em Portugal: Chuva Intensa Causa Dezenas de Ocorrências e Coloca Distritos em Alerta

A chuva intensa que se fez sentir na madrugada e manhã de sábado provocou dezenas de ocorrências em Portugal continental, levando a Proteção Civil a mobilizar centenas de operacionais e o IPMA a emitir avisos para vários distritos.
News ImageNews ImageNews Image

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou um total de 84 ocorrências relacionadas com o mau tempo entre a meia-noite e as 8h00 de sábado.

Um balanço anterior, referente ao período até às 07h00, apontava para 70 incidentes, dos quais 43 foram inundações. Para além das inundações, que constituíram a maioria dos casos, as principais ocorrências foram quedas de árvores e a necessidade de limpeza de vias. As operações de resposta a estes incidentes mobilizaram 244 operacionais, que contaram com o apoio de 96 veículos.

Segundo informações prestadas à agência Lusa por José Rodrigues, da ANEPC, apesar do número de ocorrências, não se registaram vítimas ou danos materiais graves.

Em resposta às condições meteorológicas adversas, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu avisos para vários distritos de Portugal continental.

Oito distritos foram colocados sob aviso laranja, o segundo mais grave, devido à previsão de chuva persistente e por vezes forte, acompanhada de vento.

Os distritos afetados foram Viseu, Guarda, Santarém, Lisboa, Leiria, Castelo Branco, Aveiro e Coimbra.

Outros cinco distritos — Bragança, Porto, Vila Real, Setúbal e Portalegre — ficaram sob aviso amarelo.

As previsões meteorológicas apontavam para a continuação da chuva, com especial incidência na região Centro, embora com uma diminuição gradual da intensidade de norte para sul. O vento deveria sentir-se com mais força na faixa costeira ocidental e nas terras altas, prevendo-se também uma descida geral da temperatura mínima.

Artigos

7