Mau Tempo em Portugal: Chuva Intensa Causa Dezenas de Ocorrências e Coloca Distritos em Alerta



A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou um total de 84 ocorrências relacionadas com o mau tempo entre a meia-noite e as 8h00 de sábado.
Um balanço anterior, referente ao período até às 07h00, apontava para 70 incidentes, dos quais 43 foram inundações. Para além das inundações, que constituíram a maioria dos casos, as principais ocorrências foram quedas de árvores e a necessidade de limpeza de vias. As operações de resposta a estes incidentes mobilizaram 244 operacionais, que contaram com o apoio de 96 veículos.
Segundo informações prestadas à agência Lusa por José Rodrigues, da ANEPC, apesar do número de ocorrências, não se registaram vítimas ou danos materiais graves.
Em resposta às condições meteorológicas adversas, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu avisos para vários distritos de Portugal continental.
Oito distritos foram colocados sob aviso laranja, o segundo mais grave, devido à previsão de chuva persistente e por vezes forte, acompanhada de vento.
Os distritos afetados foram Viseu, Guarda, Santarém, Lisboa, Leiria, Castelo Branco, Aveiro e Coimbra.
Outros cinco distritos — Bragança, Porto, Vila Real, Setúbal e Portalegre — ficaram sob aviso amarelo.
As previsões meteorológicas apontavam para a continuação da chuva, com especial incidência na região Centro, embora com uma diminuição gradual da intensidade de norte para sul. O vento deveria sentir-se com mais força na faixa costeira ocidental e nas terras altas, prevendo-se também uma descida geral da temperatura mínima.
Artigos
7Atualidade
Ver mais


A Amnistia Internacional alertou hoje para "obstáculos prejudiciais" no acesso ao aborto na Europa, como limites de tempo de gestação curtos, escassez de profissionais, custos elevados, recusas por motivos de consciência ou requisitos medicamente injustificados. O alerta tem por base o relatório da organização hoje divulgado "Quando os direitos não são reais para todos: a luta pelo acesso ao aborto na Europa", que incide sobre 40 países, incluindo os 27 Estados-membros da União Europeia. Portug






