menulogo
Notícias Agora
user
Close

Protestos contra a austeridade em França

Uma jornada de greves e manifestações em França contra as medidas de austeridade governamentais resultou em confrontos, com um saldo de três feridos e 140 detidos em várias cidades.
News ImageNews ImageNews Image

Convocada pelos oito sindicatos franceses, uma mobilização nacional contra as medidas de austeridade levou mais de um milhão de pessoas às ruas em toda a França, segundo a Confederação Geral do Trabalho (CGT). As autoridades, por sua vez, estimaram um número inicial de 264.000 manifestantes. A jornada de protesto, que resultou em 140 detenções e três feridos em Lyon — um polícia, um manifestante e um jornalista —, superou a mobilização contra a reforma das pensões de junho de 2023, que reuniu 900.000 pessoas, de acordo com os sindicatos. O protesto foi inicialmente agendado no final de agosto contra os cortes de 44 mil milhões de euros previstos no orçamento de 2026 pelo governo do então primeiro-ministro, François Bayrou, com o objetivo de reduzir a dívida pública. Apesar da queda do governo de Bayrou a 8 de setembro, após uma moção de confiança chumbada no parlamento, a jornada de greve foi mantida. O novo primeiro-ministro, Sébastien Lecornu, nomeado pelo Presidente Emmanuel Macron, ainda não detalhou os planos de poupança para cumprir as regras de défice da União Europeia.

Temendo distúrbios, o ministro do Interior, Bruno Retailleau, mobilizou 80.000 polícias e guardas nacionais.

As autoridades estavam particularmente preocupadas com grupos antissistema, como os "Black Blocks", tendo sido detetados cerca de 200 membros em Paris. Além de Lyon, registaram-se incidentes em cidades como Rennes e Nantes.

Em Paris, dezenas de sindicalistas ocuparam simbolicamente o pátio do Ministério da Economia durante dez minutos. A greve teve uma adesão elevada em setores como a educação e causou perturbações significativas, levando ao encerramento da Torre Eiffel e de algumas salas do Museu do Louvre.

Artigos

4
categoryVer categoria completa