Turkish Airlines cancela voos para o Irão devido à intensificação de protestos



A Turkish Airlines cancelou, esta sexta-feira, cinco voos que partiam de Istambul com destino a Teerão, segundo informações da aplicação do aeroporto internacional de Istambul.
Adicionalmente, cinco voos operados por companhias aéreas iranianas também foram cancelados, enquanto outros sete mantiveram a sua programação inalterada.
As autoridades turcas não emitiram, até ao momento, qualquer comentário sobre a situação.
Para além dos cancelamentos, há registo de pelo menos três voos que foram forçados a regressar a Istambul a meio do trajeto. Um grupo de passageiros iranianos relatou na rede social X que o seu voo para Teerão inverteu a rota na noite de quinta-feira. O site de monitorização de voos Flight Radar confirmou que um avião da Turkish Airlines a caminho de Chiraz e outro da companhia Pegasus com destino a Mashad também retornaram ao ponto de partida. Estas perturbações no tráfego aéreo coincidem com o 12.º dia de um movimento de protesto contra o regime iraniano, que se intensificou na quinta-feira com uma grande concentração de manifestantes em Teerão. A organização não-governamental Netblocks reportou um "apagão nacional da Internet" no país, descrevendo-o como uma medida de censura digital que prejudica o direito à comunicação.
Os protestos, inicialmente motivados pelo aumento do custo de vida, começaram a 28 de dezembro e já se espalharam por pelo menos 50 cidades em 25 das 31 províncias iranianas, sendo considerados os maiores desde as manifestações pela morte de Mahsa Amini em 2022.
















