Governo garante execução total do PRR apesar da reprogramação de projetos emblemáticos



O Ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, garantiu que “não ficará um euro por investir” do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), assegurando que todas as subvenções serão utilizadas e as obras previstas serão realizadas. Esta declaração surgiu como resposta às críticas do secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, que instou o Executivo a explicar as alterações na terceira e última reprogramação do plano. As críticas centram-se na perda de financiamento do PRR para projetos significativos, nomeadamente a expansão da Linha Vermelha do metro de Lisboa, uma das oito estações da Linha Rubi do metro do Porto e o novo Hospital de Lisboa, o Hospital Todos os Santos.
Manuel Castro Almeida justificou a decisão com a impossibilidade de concluir estas obras dentro dos prazos estipulados pelo PRR.
“Nós retirámos de lá aquilo que manifestamente não podia ser concluído dentro do prazo”, afirmou o ministro, sublinhando que manter o financiamento seria “ir com a cabeça contra a parede”. Contudo, garantiu que os projetos não serão abandonados e continuarão a ser desenvolvidos.
A solução passa por recorrer a financiamento alternativo para a componente de empréstimos destes projetos. Em vez de utilizar os empréstimos do PRR, o Governo irá procurar financiamento nos mercados internacionais, que, segundo o ministro, têm juros mais baratos ou equivalentes, “sem nenhum prejuízo para o Estado”. O dinheiro das subvenções que foi realocado será investido noutros projetos do PRR, com o ministro a explicar que “o dinheiro que não se gasta num sítio, investe-se num outro”.
A revisão foi descrita como um ato de gestão prudente para evitar a perda de fundos europeus. As declarações foram feitas à margem da inauguração de um banco de testes do ISCTE no Metropolitano de Lisboa.
Artigos
6Economia
Ver mais
A taxa de desemprego aumentou em três regiões do país no terceiro trimestre de 2025, com destaque para a Região Autónoma dos Açores, onde se registou uma subida de 0,9 pontos percentuais (p.p.) face ao trimestre anterior. Contudo, a taxa de desemprego no arquipélago continua abaixo da média nacional. Os dados foram divulgados pelo Instituto […]

Helicópteros vão estar dotados de equipamento para emergência médica.

Tratores Agrícolas com queda de 12,8 por cento. Reboques Agrícolas com crescimento de 4,9 por cento. Quadriciclos e Empilhadores Telescópicos, da categoria T, com crescimento de 27,9 por cento. No período acumulado de janeiro a outubro de 2025 as matrículas de tratores agrícolas em Portugal registaram uma queda de 20,5 por cento face ao mesmo […] O conteúdo Mercado de máquinas e reboques agrícolas em Portugal (outubro de 2025) aparece primeiro em Revista do Setor Agrário.

O Governo dos Açores autorizou o Instituto da Segurança Social a celebrar contratos de financiamento com instituições bancárias até ao montante de 1,2 milhões de euros, com o objectivo de garantir o adiantamento das remunerações em atraso dos trabalhadores portugueses afectos à Base das Lajes. Em conferência de imprensa, Artur Lima, explicou tratar-se de um […]






