
PS Exige Respostas do Governo Sobre Atrasos 'Insustentáveis' nos Pedidos de Nacionalidade



O Partido Socialista (PS) dirigiu uma pergunta formal à ministra da Justiça para denunciar as demoras significativas na conclusão dos processos de atribuição da nacionalidade portuguesa.
Segundo o PS, o problema reside na Conservatória dos Registos Centrais do Instituto de Registos e Notariado (IRN), em Portugal, e não nos postos consulares, onde os processos parecem decorrer com celeridade.
A queixa abrange tanto os pedidos para menores, como recém-nascidos e jovens, como para maiores de idade, todos filhos de pai ou mãe portugueses. Com base numa auscultação a alguns dos principais postos consulares, o partido estima que o número de processos pendentes ultrapasse a dezena de milhar, o que causa uma "enorme perturbação" na vida de milhares de portugueses residentes no estrangeiro.
O PS classifica a demora no IRN como "insustentável".
Os atrasos variam consoante a idade do requerente.
Para os recém-nascidos e jovens, cujos casos são considerados urgentes, a espera pode chegar aos dois meses.
Esta demora cria uma situação temporária de "apatridia", impedindo, por exemplo, que os pais possam viajar com os filhos por falta de documentos de identificação.
No caso dos maiores de idade, a validação da informação enviada pelos consulados ao IRN pode demorar até um ano e meio.
Face a esta situação, o PS questionou o Governo se tem conhecimento do volume de processos acumulados e dos tempos de espera. O partido quer saber o número exato de processos pendentes para menores e maiores de idade e quais as medidas que o executivo pretende implementar para eliminar o acumulado de processos e reduzir os tempos de resposta.
Artigos
6





Política
Ver mais

Firma de Ricardo Machado comprou imóvel, em Lisboa, por 750 mil euros, em 2018, e vendeu-o, em 2021, ao mesmo preço.

Este mês de outubro que agora finda fica indubitavelmente marcado por mais uma grande vitória do nosso Partido nas Autárquicas – que muito nos honra e que, sendo a 12ª vitória consecutiva desde 2019, espelha, simultaneamente, a força do PSD/Madeira e a confiança da nossa população naquele que é o nosso projeto político, desta feita no poder local – mas, também, pela triste partida de Armando Abreu, um homem bom e um grande e ilustre Social-democrata com quem tive a honra de privar com maior prox

Os resultados das eleições autárquicas demonstram o exagero daqueles que declaram quotidianamente a morte do Partido Socialista. Contudo, se é certo que se demonstrou uma certa fanfarronice de alguns partidos populistas, torna-se também evidente um fenómeno de fragmentação, sobre o qual importa refletir. Conteúdo Reservado Na região esse quadro é particularmente relevante, uma vez que neste ciclo eleitoral podemos verificar sucessivas alterações nas preferências dos eleitores em termos de segund
 A Bola
A Bola ECO
ECO Euronews Português
Euronews Português Expresso
Expresso Jornal de Negócios
Jornal de Negócios Maisfutebol
Maisfutebol Now
Now O Jornal Económico
O Jornal Económico Público
Público Record
Record Renascença
Renascença RTP Notícias
RTP Notícias Sábado
Sábado SIC
SIC TVI Notícias
TVI Notícias Visão
Visão zerozero.pt
zerozero.pt















