PS Exige Esclarecimentos sobre Megaprojetos Solares em Castelo Branco e Alerta para Impactos Regionais



Onze deputados do grupo parlamentar do Partido Socialista (PS), incluindo o eleito pelo círculo de Castelo Branco, Nuno Fazenda, dirigiram uma pergunta à ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, sobre os impactes de dois grandes projetos de centrais solares na região. Os parlamentares, embora reiterando o apoio do partido à transição energética e à descarbonização, sublinham a necessidade de os investimentos cumprirem rigorosamente todas as normas ambientais, de ordenamento do território e de auscultação pública.
Em causa estão os projetos da central fotovoltaica da Beira e da central solar fotovoltaica Sophia.
O primeiro prevê a instalação de 425.600 módulos fotovoltaicos numa área de 524,4 hectares nos concelhos de Castelo Branco e Idanha-a-Nova, com uma potência de 266 MW. O segundo projeto, a central Sophia, abrange os municípios do Fundão, Idanha-a-Nova e Penamacor, representando um investimento de cerca de 590 milhões de euros para uma capacidade instalada de 867 MWp.
Os deputados do PS fizeram eco das "profundas preocupações" manifestadas por associações e cidadãos relativamente aos impactes ambientais, sociais e económicos destes projetos.
As preocupações incluem o abate de espécies protegidas como azinheiras e sobreiros, a afetação de habitats, solos férteis, a transformação da paisagem e o prejuízo para atividades económicas locais como a agricultura, o turismo rural e a apicultura.
É ainda salientado o risco para áreas protegidas, nomeadamente o Parque Natural do Tejo Internacional.
Neste contexto, os socialistas questionam o Governo sobre o acompanhamento do processo de Avaliação de Impacte Ambiental, a realização de reuniões com autarcas e entidades regionais, e se os pareceres técnicos e a opinião das populações serão tidos em conta na decisão final. Querem ainda saber que medidas de minimização e compensação estão a ser ponderadas, especialmente no que toca à desflorestação e perda de biodiversidade, e que mecanismos garantirão que os benefícios económicos e sociais dos projetos sejam partilhados com as comunidades locais afetadas.
Artigos
5Política
Ver mais
O presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Zorrinho, foi eleito presidente da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) para o mandato 2025-2029. Em entrevista ao Jornal O Digital, o autarca socialista afirmou que a sua prioridade será fortalecer a cooperação entre os 14 municípios que compõem a entidade e garantir uma execução eficaz dos […]

O ex-presidente da Câmara do Porto Rui Moreira revelou hoje, numa palestra, que o seu maior erro enquanto autarca foi ter cedido ao pânico alheio e instalado um hospital de campanha durante a pandemia da covid-19.

A lista liderada por Oliveira Gomes, candidata à Presidência da Direção da Caixa de Previdência dos Advogados, Solicitadores e Agentes de Execução (CPAS), é apresentada oficialmente esta quinta – feira, 13 de novembro, pelas 16h00, no Salão Nobre da Ordem dos Advogados, no Largo S. Domingos, em Lisboa. “Este será um momento dedicado ao diálogo […]

Requerimento de Sócrates levou juíza a suspender o julgamento. Se novo advogado copiar Delille, ex-PM pode ficar com advogado oficioso e ser obrigado a estar presente em tribunal em todas as sessões.








