
Atraso Salarial no Call Center da Segurança Social em Castelo Branco



Os trabalhadores do centro de contacto da Segurança Social em Castelo Branco enfrentam atrasos no pagamento dos salários relativos ao mês de setembro. A situação, denunciada pelo Sindicato Democrático dos Trabalhadores dos Correios, Telecomunicações, Media e Serviços (Sindetelco), refere que inicialmente apenas 33% do vencimento foi pago pelo consórcio CTT/Reditus, responsável pelos pagamentos até 30 de setembro.
Segundo o gabinete da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, até ao dia 14 de outubro já tinham sido pagos dois terços dos salários.
Este incumprimento é reincidente, uma vez que uma situação semelhante com a empresa Reditus já tinha ocorrido em agosto de 2024.
Perante a falha, o Instituto da Segurança Social (ISS) notificou o consórcio a 6 de outubro, exigindo a regularização dos pagamentos no prazo de cinco dias, sob pena de denúncia às autoridades competentes. O prazo terminou a 14 de outubro, data em que a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) realizou uma ação de fiscalização no local.
A tutela ministerial assegurou que os pagamentos por parte do ISS ao consórcio foram sempre efetuados dentro dos prazos estabelecidos e que o processo seguirá agora os trâmites junto das entidades competentes para que a situação seja resolvida com urgência.
O contrato com o consórcio CTT/Reditus para a operação do centro de contacto terminou a 30 de setembro. A partir de 1 de outubro, a gestão passou para a empresa Synchro, na sequência de um concurso público.
A transição não causou interrupção dos serviços e os 150 trabalhadores mantiveram os seus postos de trabalho.
O caso gerou diversas reações políticas.
Dez deputados do Partido Socialista questionaram o Governo sobre as diligências para assegurar o pagamento e sobre a possibilidade de aplicar sanções à Reditus, como a inibição de participar em futuros concursos públicos.
Também o presidente da Câmara de Castelo Branco contactou o primeiro-ministro, Luís Montenegro, apelando a uma "rápida resolução" do problema.
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