menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
Nenhuma notificação
user
Close

Chumbo das Comissões de Inquérito aos Incêndios Florestais

As propostas para a criação de comissões parlamentares de inquérito sobre os incêndios florestais foram chumbadas no parlamento, com os votos contra do PSD, PS e CDS. Apesar do resultado, o Chega já anunciou que irá avançar com a constituição de uma comissão de forma potestativa.
News ImageNews ImageNews Image

As propostas para a constituição de comissões de inquérito aos incêndios florestais, apresentadas pelo Bloco de Esquerda (BE), PAN, Juntos pelo Povo (JPP) e Chega, foram chumbadas em plenário.

A rejeição contou com os votos contra do PSD, PS e CDS, enquanto o Chega e o PCP se abstiveram.

As iniciativas contavam com o apoio do Livre e da Iniciativa Liberal, que consideravam essencial o apuramento de "responsabilidades políticas". Apesar do chumbo, o Chega, que durante o debate questionou o PSD e o PS sobre "o que temem", anunciou que avançará de forma potestativa para a criação de uma comissão de inquérito. O partido pretende que a investigação se concentre no período em que o atual secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, tutelou a Proteção Civil como ministro da Administração Interna, e que se apure quem são os beneficiários do "negócio do fogo". Os partidos que votaram contra apresentaram diversas justificações.

Pelo PS, André Rijo argumentou que o objeto das propostas já está a ser coberto por uma comissão técnica independente, criada por iniciativa socialista, e criticou a "ideia de justicialismo" do Chega. Já o PSD, através do deputado Amílcar Almeida, acusou os proponentes de tentarem "transformar a dor das populações em aproveitamento político" e de instrumentalizar uma tragédia para "atacar o Governo". Por sua vez, João Almeida, do CDS, expressou o receio de que a futura comissão do Chega se baseie mais "em especulações" e "teorias da conspiração" do que em factos. O PCP, que se absteve, criticou a "banalização" das comissões de inquérito. O deputado Alfredo Maia defendeu que o foco deveria estar na reversão das políticas florestais e na valorização dos recursos humanos, como a classificação da profissão de bombeiro como sendo de desgaste rápido.

Artigos

11

Política

Ver mais
News Image
José Luís Carneiro apanha comboio na Portela de Sintra com Ana Mendes Godinho

O secretário-geral do PS já confirmou presença esta quarta-feira, 1 de outubro, e vai apanhar o comboio na Estação da Portela de Sintra, rumo a Lisboa na companhia da candidata do PS à Câmara de Sintra, Ana Mendes Godinho. No âmbito da campanha da coligação “As Pessoas, Sempre” – PS/Livre, em Sintra, a iniciativa incluiu […] O conteúdo José Luís Carneiro apanha comboio na Portela de Sintra com Ana Mendes Godinho aparece primeiro em Correio de Sintra.

Source LogoCorreio de Sintra
News Image
José Luís Carneiro vai apanhar comboio com Ana Mendes Godinho

O secretário-geral do PS já confirmou presença esta quarta-feira, 1 de outubro, e vai apanhar o comboio na Estação da Portela de Sintra, rumo a Lisboa na companhia da candidata do PS à Câmara de Sintra, Ana Mendes Godinho. No âmbito da campanha da coligação “As Pessoas, Sempre” – PS/Livre, em Sintra, a iniciativa incluiu […] The post José Luís Carneiro vai apanhar comboio com Ana Mendes Godinho first appeared on Sintra Notícias.

Source LogoSintra Notícias
categoryVer categoria completa