
Chumbo das Comissões de Inquérito aos Incêndios Florestais



As propostas para a constituição de comissões de inquérito aos incêndios florestais, apresentadas pelo Bloco de Esquerda (BE), PAN, Juntos pelo Povo (JPP) e Chega, foram chumbadas em plenário.
A rejeição contou com os votos contra do PSD, PS e CDS, enquanto o Chega e o PCP se abstiveram.
As iniciativas contavam com o apoio do Livre e da Iniciativa Liberal, que consideravam essencial o apuramento de "responsabilidades políticas". Apesar do chumbo, o Chega, que durante o debate questionou o PSD e o PS sobre "o que temem", anunciou que avançará de forma potestativa para a criação de uma comissão de inquérito. O partido pretende que a investigação se concentre no período em que o atual secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, tutelou a Proteção Civil como ministro da Administração Interna, e que se apure quem são os beneficiários do "negócio do fogo". Os partidos que votaram contra apresentaram diversas justificações.
Pelo PS, André Rijo argumentou que o objeto das propostas já está a ser coberto por uma comissão técnica independente, criada por iniciativa socialista, e criticou a "ideia de justicialismo" do Chega. Já o PSD, através do deputado Amílcar Almeida, acusou os proponentes de tentarem "transformar a dor das populações em aproveitamento político" e de instrumentalizar uma tragédia para "atacar o Governo". Por sua vez, João Almeida, do CDS, expressou o receio de que a futura comissão do Chega se baseie mais "em especulações" e "teorias da conspiração" do que em factos. O PCP, que se absteve, criticou a "banalização" das comissões de inquérito. O deputado Alfredo Maia defendeu que o foco deveria estar na reversão das políticas florestais e na valorização dos recursos humanos, como a classificação da profissão de bombeiro como sendo de desgaste rápido.
Artigos
11










Política
Ver mais
O secretário-geral do PS já confirmou presença esta quarta-feira, 1 de outubro, e vai apanhar o comboio na Estação da Portela de Sintra, rumo a Lisboa na companhia da candidata do PS à Câmara de Sintra, Ana Mendes Godinho. No âmbito da campanha da coligação “As Pessoas, Sempre” – PS/Livre, em Sintra, a iniciativa incluiu […] O conteúdo José Luís Carneiro apanha comboio na Portela de Sintra com Ana Mendes Godinho aparece primeiro em Correio de Sintra.

O candidato a Presidente da República marcou presença no programa 'Júlia'. Veja aqui a entrevista!

O secretário-geral do PS já confirmou presença esta quarta-feira, 1 de outubro, e vai apanhar o comboio na Estação da Portela de Sintra, rumo a Lisboa na companhia da candidata do PS à Câmara de Sintra, Ana Mendes Godinho. No âmbito da campanha da coligação “As Pessoas, Sempre” – PS/Livre, em Sintra, a iniciativa incluiu […] The post José Luís Carneiro vai apanhar comboio com Ana Mendes Godinho first appeared on Sintra Notícias.

A candidata da coligação PSD/CDS-PP à Câmara de Portalegre, Fermelinda Carvalho, assumiu hoje querer conquistar um segundo mandato nestas autárquicas para “dar continuidade” ao seu projeto e reforçar a aposta na habitação e na criação de empresas. No primeiro dia de campanha eleitoral, a candidata e atual presidente do Município de Portalegre fez uma ação […]