
PSD sustenta candidatura em 14 áreas e trabalho feito em Viseu



Em Viseu, a candidatura do PSD, liderada por Fernando Ruas, apresentou um programa eleitoral focado na continuidade do trabalho realizado e assente em 14 áreas, incluindo habitação, ambiente, saúde e desenvolvimento económico.
Ruas, que concorre ao seu segundo e último mandato consecutivo, destacou projetos como o centro de artes e espetáculos e uma nova cidade desportiva.
A apresentação contou com a presença do ministro da Educação, Fernando Alexandre, tendo o candidato sublinhado a importância de um alinhamento entre o poder local e o Governo central para a concretização de projetos.
Nas eleições de 2021, o PSD obteve cinco mandatos contra quatro do PS.
Em Braga, o secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, participou numa ação de campanha da CDU para apoiar os candidatos João Baptista e Sandra Cardoso.
Raimundo afirmou que a CDU é “a força com quem se pode contar”, composta por pessoas que enfrentam os mesmos problemas da população.
O candidato João Baptista criticou a coligação “Juntos por Braga” (PSD/CDS/PPM) e o PS, acusando-os de demagogia e de serem corresponsáveis por decisões negativas para o concelho, como privatizações.
A candidata à Assembleia Municipal, Sandra Cardoso, focou-se nas lutas da CDU ao lado dos bracarenses, como a remunipalização da Agere e a defesa do Hospital de Braga. Já em Águeda, o atual presidente da Câmara e recandidato, Jorge Almeida, reagiu às acusações de eleitoralismo feitas pelo candidato socialista, Francisco Vitorino, a propósito da repavimentação de mais de 150 ruas.
Almeida rejeitou as críticas, garantindo que as obras são planeadas com antecedência, sujeitas a concursos públicos morosos e que a sua execução nos meses de verão se deve às melhores condições climatéricas, não à proximidade das eleições. O autarca afirmou que esta dinâmica de intervenções demonstra “grande capacidade de organização de trabalho e boa gestão financeira” e que muitas obras continuarão para além da data das eleições.
Artigos
6





Política
Ver mais
"Vergonha de Espanha". Israel critica Sánchez após cancelamento da Vuelta
O ministro dos Negócios Estrangeiros israelita acusou hoje o primeiro-ministro Pedro Sánchez de ser "uma vergonha para Espanha", depois de a última etapa da Vuelta em bicicleta ter sido cancelada devido a protestos pró-palestinianos.

"Os franceses são elevadamente responsáveis pelo que está a acontecer no país"
O comentador da TVI Paulo Portas analisa a crise política vivida em França após a demissão do primeiro-ministro François Bayrou.

Coligação Pela Guarda – Nós, Cidadãos!/PPM pede “maioria absoluta” na Guarda
O candidato da coligação Pela Guarda – Nós Cidadãos!/PPM, Sérgio Costa, atual presidente da Câmara, pediu hoje a maioria absoluta nas eleições de 12 de outubro para governar “sem bloqueios e chumbos”. A candidatura apresentou, na Alameda de Santo André, na Guarda, as listas à autarquia e à Assembleia Municipal, bem como os cabeças de lista a 37 das 43 Juntas de Freguesia do concelho, num total de cerca de 600 candidatos. “A Guarda precisa de uma maioria clara, que nos permita governar com estabilidade e determinação, uma maioria absoluta que nos dê força para concretizar tudo o que apresentamos […] O conteúdo Coligação Pela Guarda – Nós, Cidadãos!/PPM pede “maioria absoluta” na Guarda aparece primeiro em Notícias do Centro.

Casa de candidato do PS em Viana assaltada durante apresentação da candidatura
O alerta foi dado pelo próprio nas redes sociais. “Assaltaram-me a casa em pleno dia. Uma sensação horrível. Tudo virado e remexido”, escreveu o ainda presidente da União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro. Rui Sousa apresentou queixa às autoridades e agradeceu à GNR pela prontidão no atendimento. O caso está a ser investigado.