
PSP encontrou 52 armas nas escolas portuguesas no último ano letivo



De acordo com os dados provisórios do Programa Escola Segura (PES) para o período entre 1 de setembro de 2024 e 31 de julho de 2025, a PSP registou um total de 3.887 ocorrências, o que representa uma diminuição de 3,9% em relação ao ano anterior. Destas, 2.786 foram classificadas como de natureza criminal e 1.101 como não criminais.
A maioria dos incidentes (2.719) ocorreu dentro do recinto escolar, com destaque para os que se verificaram fora das salas de aula.
À semelhança de anos anteriores, as ofensas à integridade física foram o crime mais comum, com 1.290 casos reportados, seguidas por injúrias e ameaças (892) e furtos (371).
No que toca às ocorrências não criminais, a perturbação da atividade escolar foi a mais frequente, com 431 situações que necessitaram de intervenção policial.
Um dado relevante do balanço é a deteção de 52 casos envolvendo a posse ou uso de armas. No total, as autoridades apreenderam 43 armas brancas e duas armas de fogo nos estabelecimentos de ensino.
Coincidindo com a divulgação destes dados, a PSP iniciou uma operação para o arranque do ano letivo 2025/2026, que decorrerá até 19 de setembro.
A operação visa reforçar a presença policial junto das 3.243 escolas (públicas e privadas) da sua área de responsabilidade, que abrangem 966.987 alunos e 148.481 professores e assistentes operacionais.
Para esta ação são mobilizadas equipas do Programa Escola Segura e de outras valências, como Trânsito e Investigação Criminal.
A PSP emitiu também recomendações aos pais, aconselhando-os a conhecer as rotinas dos filhos e a alertá-los para perigos como aceitar boleias ou ofertas de estranhos e não exibir bens de valor. Para denúncias ou pedidos de informação, foi disponibilizado o e-mail escolasegura@psp.pt.
Artigos
11










Atualidade
Ver mais
Vacinação contra a gripe gratuita para crianças dos 6 aos 23 meses
A vacinação contra a gripe passa a ser gratuita para todas as crianças dos 6 aos 23 meses de idade na campanha outono-inverno 2025-2026, que arranca em 23 de setembro, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Mulher de 45 anos suspeita de violência doméstica detida na Moita
A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve, no passado sábado, uma mulher que é suspeita de violência doméstica com recurso a arma branca no concelho da Moita. A suspeita terá agredido um homem de 29 anos que precisou de assistência médica.

Jovem detido por posse de arma no Porto. Disse ser para "sua defesa"
A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve um homem de 22 anos por estar na posse de arma proibida e disse ter adquirido "para sua defesa". O suspeito não tinha autorização para uso e porte de arma.

Prémio de Visão da Fundação Champalimaud distingue agência internacional
O Prémio António Champalimaud de Visão distinguiu este ano a Fundação Fred Hollows, a Fundação Lions Clubs Internacional e a Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (AIPC), que tem como membro a Fundação Champalimaud, que promove o galardão.