
PSP encontrou 52 armas nas escolas portuguesas no último ano letivo



No ano letivo de 2024/2025, a PSP registou um total de 3.887 ocorrências no âmbito do Programa Escola Segura (PES), o que representa uma ligeira diminuição de 3,9% em relação ao ano anterior. De acordo com os dados provisórios, registados entre 1 de setembro de 2024 e 31 de julho de 2025, 2.786 destas ocorrências foram de natureza criminal e 1.101 de natureza não criminal. A maioria dos incidentes reportados (2.719) ocorreu no interior do recinto escolar, mas fora da sala de aulas.
As ofensas à integridade física continuam a ser o crime mais comum, com 1.290 casos registados, seguindo-se as injúrias e ameaças (892) e os furtos (371).
No que diz respeito a ocorrências não criminais, a perturbação da atividade escolar foi a mais reportada, com 431 casos.
Um dado relevante é o número de casos envolvendo posse ou uso de armas, que totalizou 52. Deste número, resultou a apreensão de 43 armas brancas e duas armas de fogo nas escolas. A divulgação destes dados coincide com o início de uma operação da PSP para o ano letivo de 2025/2026, que decorrerá até 19 de setembro. A operação visa reforçar a presença policial nas imediações dos estabelecimentos de ensino e nos percursos casa-escola, mobilizando equipas do PES e de outras valências. A PSP é responsável pela segurança de 3.243 escolas, abrangendo quase um milhão de alunos e mais de 148 mil profissionais. Como parte das suas recomendações, a PSP aconselha os pais a conhecerem os horários e percursos dos filhos, a alertá-los para não aceitarem boleias ou ofertas de estranhos, a não exibirem bens de valor e a não frequentarem zonas desertas. Para denúncias ou pedidos de esclarecimento, a PSP disponibiliza o email escolasegura@psp.pt.
Artigos
25
























Atualidade
Ver mais
Qualquer instituição social pode pedir apoios para abrir pré-escolar
Passam a poder candidatar-se ao apoio financeiro do Estado "quaisquer instituições do setor social e solidário que preencham os requisitos legais aplicáveis, independentemente de possuírem ou não, à data da candidatura, acordo de cooperação para a resposta Estabelecimento de Educação Pré-Escolar".

Português detido em Malta por suspeita de tentativa de homicídio
Um português, de 22 anos, e um britânico, de 21, foram detidos em Malta, por suspeitas de tentativa de homicídio. A vítima terá sofrido ferimentos considerados muito graves, que o deixaram em risco de vida.

Lançado concurso de 1,4 ME para Unidade de Cuidados Intensivos no Oeste
