
PSP recolheu 187 armas de fogo e 2.730 munições em julho e agosto



A operação nacional 'Armas em Segurança, Tour de Verão 2025', promovida pela Polícia de Segurança Pública (PSP), resultou na entrega voluntária de 187 armas de fogo e 2.730 munições. A iniciativa decorreu em todo o país entre 1 de julho e 31 de agosto de 2025 e teve como objetivo informar e controlar as normas sobre a posse, uso e transmissão de armas, bem como promover o licenciamento e a recolha das mesmas. Para a concretização desta operação, a PSP realizou 128 ações de policiamento de proximidade, atendimento e licenciamento, que contaram com o envolvimento de 343 polícias da estrutura de armas e explosivos. Durante estas ações, foram efetuados mais de mil contactos com cidadãos para prestar esclarecimentos sobre processos de licenciamento, posse, guarda, transporte e utilização de armas de fogo, com especial foco nas armas relacionadas com a prática de caça. A PSP tinha previamente aconselhado a população a entregar as armas com licença caducada ou a depositá-las num armeiro de tipo 2.
A operação utilizou Unidades Móveis de Atendimento (UMAs) e foi desenvolvida em coordenação com diversas entidades locais, como autarquias, juntas de freguesia, associações culturais e desportivas, e outras forças de segurança.
Das 187 armas recolhidas, 141 eram da classe D, que inclui espingardas e carabinas.
A título de exemplo, no distrito de Braga, a operação esteve presente em concelhos como Vila Verde e Barcelos, enquanto no distrito de Viana do Castelo passou por Ponte de Lima, Caminha e Valença, entre outros.
Artigos
6





Atualidade
Ver mais
Nova terapia mostra-se eficaz no combate a tumores sólidos agressivos
Uma equipa do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto desenvolveu uma nova terapia "altamente eficaz" contra tumores sólidos agressivos. O estudo foi publicado na revista científica Cell Reports Medicine.

Ensino superior tem impacto na carteira: Oito em 10 ganham acima da média
As vantagens de chegar ao mercado de trabalho com um diploma de ensino superior são conhecidas e voltam a ser confirmadas na edição de 2025 do Education at a Glance, o relatório anual da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) que fornece estatísticas sobre os sistemas educativos dos 38 Estados-membros.

Professores ganham mais, mas perderam poder de compra. Eis os valores
A edição mais recente do relatório anual, com estatísticas sobre os sistemas educativos dos 38 Estados-membros, mostra que Portugal é um dos poucos países onde os professores ganham, em média, mais do que outros diplomados do ensino superior.

Fogo que deflagrou na segunda-feira em Chaves está em conclusão
O incêndio que deflagrou na segunda-feira, em Chaves, entrou em fase conclusão às 05h35 de hoje, mantendo-se 166 operacionais e 58 viaturas em vigilância no local, segundo fonte da Proteção Civil.