menulogo
Notícias Agora
user
Close

PSP recolheu 187 armas de fogo e 2.730 munições em julho e agosto

A Polícia de Segurança Pública (PSP) recolheu 187 armas de fogo e 2.730 munições no âmbito da operação nacional 'Armas em Segurança, Tour de Verão 2025', que decorreu entre julho e agosto.
News ImageNews ImageNews Image

A operação nacional 'Armas em Segurança, Tour de Verão 2025', promovida pela Polícia de Segurança Pública (PSP), resultou na entrega voluntária de 187 armas de fogo e 2.730 munições. A iniciativa decorreu em todo o país entre 1 de julho e 31 de agosto de 2025 e teve como objetivo informar e controlar as normas sobre a posse, uso e transmissão de armas, bem como promover o licenciamento e a recolha das mesmas. Para a concretização desta operação, a PSP realizou 128 ações de policiamento de proximidade, atendimento e licenciamento, que contaram com o envolvimento de 343 polícias da estrutura de armas e explosivos. Durante estas ações, foram efetuados mais de mil contactos com cidadãos para prestar esclarecimentos sobre processos de licenciamento, posse, guarda, transporte e utilização de armas de fogo, com especial foco nas armas relacionadas com a prática de caça. A PSP tinha previamente aconselhado a população a entregar as armas com licença caducada ou a depositá-las num armeiro de tipo 2.

A operação utilizou Unidades Móveis de Atendimento (UMAs) e foi desenvolvida em coordenação com diversas entidades locais, como autarquias, juntas de freguesia, associações culturais e desportivas, e outras forças de segurança.

Das 187 armas recolhidas, 141 eram da classe D, que inclui espingardas e carabinas.

A título de exemplo, no distrito de Braga, a operação esteve presente em concelhos como Vila Verde e Barcelos, enquanto no distrito de Viana do Castelo passou por Ponte de Lima, Caminha e Valença, entre outros.

Artigos

6

Atualidade

Ver mais
categoryVer categoria completa