
PSP Rejeita 'Caça ao Imigrante' e Alerta para Tráfico Humano



Em entrevista à agência Lusa, João Ribeiro, diretor nacional-adjunto da PSP e responsável pela Unidade Nacional de Estrangeiros e Fronteiras (UNEF), refutou a existência de uma 'caça ao imigrante ilegal' em Portugal. O responsável expressou descontentamento com as comparações feitas por alguma imprensa brasileira entre a UNEF e o serviço de imigração norte-americano (ICE), afirmando que a abordagem da PSP se pauta pelo respeito dos direitos humanos.
Sublinhou que Portugal pretende uma 'migração regulada, mas ao mesmo tempo humanista', e que os imigrantes não devem ter medo da nova unidade.
Apesar de rejeitar a ideia de perseguição, João Ribeiro reconheceu um aumento das operações de fiscalização, nomeadamente em Lisboa, descrevendo-as como 'muito dirigidas' e baseadas em 'matrizes de risco'. Explicou que a abordagem é sistémica, considerando a capacidade de alojamento de emergência, e não uma busca indiscriminada por pessoas em situação irregular. Insistiu que o receio deve ser sentido apenas por quem comete crimes, e não pelos imigrantes em geral.
A PSP aposta também no mecanismo de 'retorno voluntário' como uma alternativa mais humanista.
O diretor nacional-adjunto da PSP destacou que um dos grandes objetivos é garantir que Portugal seja um país seguro e um destino de oportunidade, combatendo eficazmente as rotas migratórias que exploram o país como ponto de entrada irregular na Europa.
A criação da UNEF visa contribuir para a segurança interna e para uma migração regulada, que é vista como essencial para combater o envelhecimento da população.
Durante a entrevista, João Ribeiro alertou ainda para o aumento de casos de tráfico de seres humanos em Portugal. Mencionou especificamente a 'importação' de crianças para adoção como uma das preocupações crescentes neste âmbito.
Artigos
9








Atualidade
Ver mais
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) admitiu que as altas temperaturas e o baixo nível de armazenamento da Barragem do Roxo, no concelho de Aljustrel, distrito de Beja, poderão ter causado a morte de peixes nesta albufeira. Em informações enviadas à agência Lusa, por correio eletrónico, a APA e a Administração da Região Hidrográfica (ARH) […]

Organizado pela Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa, o projeto "Hospital dos Pequeninos" volta em novembro com o apoio da RFM

A Tagus – Associação para o Desenvolvimento do Ribatejo Interior apresentou hoje, em Constância, um pacote de cinco linhas de apoio para agricultores, produtores, pequenas e médias empresas, autarquias e coletividades dos concelhos de Abrantes, Constância e Sardoal. No total, estão disponíveis 1,55 milhões de euros, valor que poderá alavancar mais de três milhões de […]

Pastam ovelhas no remoto “cantinho sagrado” onde, ao contrário do estabelecido no contrato assinado, o consórcio construtor da linha de alta velocidade (AVAN Norte) quer pôr a estação de Vila Nova de Gaia, ameaçando vivências, agricultura e indústria. Numa manhã abençoada pela chuva que já fazia falta, Arnaldo Magalhães, de 62 anos, já tinha ido […]