Governo Impulsiona Empreendedorismo Jovem com 5 Milhões de Euros para Startups Tecnológicas



O Governo, através do Ministério da Economia e da Coesão Territorial liderado por Castro Almeida, lançou o segundo concurso do programa Startup Voucher, com uma dotação global de cinco milhões de euros.
A iniciativa, gerida pela Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI), insere-se no Portugal 2030 e é financiada pelo Compete 2030, através do Programa Temático Inovação e Transição Digital.
O principal objetivo é incentivar a criação de emprego próprio por jovens em áreas de base tecnológica, contribuindo para a inovação e o emprego qualificado.
O concurso destina-se a jovens até aos 29 anos, licenciados ou com formação superior, que não se encontrem a trabalhar, a estudar ou em formação, e que não possuam outras fontes de rendimento.
As candidaturas estão abertas até 3 de janeiro de 2026 e abrangem projetos a serem desenvolvidos nas regiões NUT II (Nomenclatura das Unidades Territoriais para Fins Estatísticos) do Norte, Centro e Alentejo.
O programa, com uma duração total de nove meses divididos em três fases, oferece um pacote de apoios financeiros e técnicos. No que diz respeito ao apoio financeiro, cada projeto pode beneficiar de uma bolsa mensal de 900 euros durante nove meses, com um limite máximo de duas bolsas por equipa. Adicionalmente, estão previstos dois prémios intercalares de desempenho, no valor de 1.500 euros cada, e um prémio final de 2.000 euros por beneficiário, atribuído pela concretização e criação do próprio emprego.
Para além do suporte financeiro, os participantes terão acesso a um conjunto de ferramentas técnicas para facilitar o desenvolvimento dos seus projetos. Estas incluem ações de sensibilização, demonstração, mentoria (tutoria), capacitação para o trabalho em rede (networking) e imersão em ecossistemas de empreendedorismo, como aceleradoras e incubadoras, que visam apoiar os jovens empreendedores em todas as fases do seu negócio.
Artigos
5Ciência e Tecnologia
Ver mais
Os governos têm desvalorizado a contribuição dos jovens para a luta climática, mas estes estão disponíveis e com propostas válidas, diz o representante da juventude portuguesa na cimeira do clima da ONU, a COP30, Pedro Sereno.

Região poderá receber até 75% mais precipitação do que a média histórica

Embora as ilhas possam funcionar como refúgios seguros para espécies ameaçadas, também correm o risco de se transformar em verdadeiras armadilhas ecológicas se não forem geridas de forma adequada.

A Samsung já traçou o objetivo para 2026: vender 35 milhões de Galaxy S26. É uma meta ambiciosa, especialmente num mercado saturado e cada vez mais imprevisível. Aliás, podemos até ao ponto de dizer que é uma meta extremamente ambiciosa, porque os aparelhos da gigante Sul-Coreana começam a sentir-se cansados no mercado global. Ainda assim, […]






