2026 em Alta Rotação: Do Reforço do Vagos Metal Fest ao Reconhecimento do Punk Nacional



A organização do Vagos Metal Fest anunciou doze novas confirmações para a sua edição de 2026, que decorrerá de 5 a 9 de agosto e se perfila como a maior da sua história.
Entre os novos nomes destacam-se os noruegueses Satyricon, a cantora Doro (com um espetáculo dedicado à sua fase nos Warlock), os finlandeses Korpiklaani e os norte-americanos Cro-Mags.
Estas bandas juntam-se a um cartaz que já contava com Lamb of God, Within Temptation, In Flames, Godsmack, Deicide e Heaven Shall Burn.
O passe geral para os cinco dias do festival está disponível por 159 euros, enquanto os bilhetes diários custam 65 euros.
No âmbito do punk rock, foi anunciado o regresso a Portugal da banda californiana Pennywise, vinte anos após a sua última atuação no país.
O concerto está agendado para 30 de junho de 2026 no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.
A banda, formada em 1988 e composta por Jim Lindberg, Fletcher Dragge, Byron McMackin e Randy Bradbury, é considerada um dos pilares do género.
A primeira parte do espetáculo ficará a cargo do quarteto de hardcore END IT, de Baltimore.
Os bilhetes para o concerto já se encontram à venda, com preços a partir de 34 euros.
Paralelamente, a cena punk nacional obteve reconhecimento internacional com a banda Unfinished Grounds, de Viana do Castelo, a ser distinguida nos Good Shit Awards 2025.
O grupo, constituído por Rui Escaleira, Ricardo Lima, Pedro Bessa e Paulo Escaleira, venceu o prémio de “Melhor Álbum” com o seu trabalho ‘Memories from Tomorrow’.
Esta é a segunda vez que a banda é premiada pela revista digital PunkRockMag, após ter vencido na categoria de “Melhor EP” em 2024.
Os vencedores destes prémios são selecionados através de votação dos fãs.






