menulogo
Notícias Agora
user
Close

Uso de Redes Sociais em Portugal

O Instagram e o WhatsApp são as redes sociais mais utilizadas pelos portugueses, ultrapassando o Facebook, que continua a perder terreno na frequência de utilização. Esta é a principal conclusão de um estudo recente da Marktest sobre os hábitos dos portugueses nas plataformas digitais.
News ImageNews ImageNews Image

Pelo segundo ano consecutivo, o Instagram afirma-se como a rede social que os portugueses mais utilizam, sendo referida por mais de 32% dos inquiridos num estudo da Marktest.

O WhatsApp ocupa a segunda posição na frequência de utilização, com cerca de 25% das referências, enquanto o Facebook, que liderava até 2023, continua a sua tendência descendente e surge no terceiro lugar, mencionado por quase 23% dos participantes.

Os dados, provenientes do estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais”, mostram que a preferência pelas plataformas varia com a demografia. O WhatsApp é a rede mais referida pelos utilizadores com idades entre os 35 e os 44 anos, pelos residentes no Interior Norte e pelos indivíduos das classes sociais mais altas. Por sua vez, o Facebook continua a ser a rede social mais utilizada pelos segmentos etários mais velhos. Apesar da quebra na utilização, o Facebook mantém a liderança em notoriedade espontânea, sendo a primeira rede social lembrada por mais de 58% dos inquiridos.

Neste critério, o Instagram ocupa o segundo lugar (29%), seguido pelo TikTok (4%), WhatsApp (3%) e X (2,8%).

No que diz respeito à penetração entre os utilizadores de redes sociais, o WhatsApp surge pela primeira vez na liderança, com 89,9% de referências, ultrapassando por uma margem curta o Facebook (89,4%).

As posições seguintes são ocupadas pelo Instagram (86,3%), Messenger (74%), YouTube (63%) e LinkedIn (52%), que mantêm as mesmas posições do ano anterior.

O estudo da Marktest baseou-se numa amostra de 801 entrevistas, realizadas entre 3 e 15 de julho, a indivíduos com idades compreendidas entre os 15 e os 64 anos.

Artigos

9

Ciência e Tecnologia

Ver mais
News Image

Alcanena assinala Noite Europeia dos Investigadores com conversa sobre o cancro no Centro Ciência Viva do Alviela

Jornal Mais Ribatejo O Centro Ciência Viva do Alviela, em Alcanena, volta a juntar ciência e comunidade na Noite Europeia dos Investigadores, que se celebra na última sexta-feira de setembro, este ano a 26 de setembro, com início às 19h30. A iniciativa decorre no âmbito do projeto EU-Embraces e propõe, este ano, um Café de Ciência com o […] O conteúdo Alcanena assinala Noite Europeia dos Investigadores com conversa sobre o cancro no Centro Ciência Viva do Alviela aparece primeiro em Mais Ribatejo.

Source LogoMais Ribatejo
categoryVer categoria completa